14 de agosto de 2025

TRE-PI se antecipa para eleições de 2026 com foco em logística e combate a crimes eleitorais

No próximo ano, os eleitores piauienses aptos a votar deverão escolher os próximos deputados estadual e federal, dois senadores, governador e presidente da República.

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado em 16/06/2025 13:44

Compartilhe:

Melissa Pessoa (Foto: Jonas Carvalho)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou a preparação para as eleições gerais de 2026. No Piauí, na avaliação da juíza auxiliar da Corregedoria do Tribunal Superior Eleitoral (TRE-PI), Melissa Pessoa, a projeção é que o pleito ocorra de forma tranquila.

No próximo ano, os eleitores piauienses aptos a votar deverão escolher os próximos deputados estadual e federal, dois senadores, governador e presidente da República.

Em ano pré-eleitoral, como 2025, segundo Melissa, o trabalho do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) é organizar o processo de logística, como testes de urnas e a regularização de eleitores.

“É um processo natural de preparação, organização, verificação de urnas e todo aquele trabalho de logística para tornar e manter a eleição de excelência que nós temos no país. Tem todo um calendário. O presidente e o corregedor trabalham dioturnamente para que, em 2026, tenhamos eleições tranquilas”, comentou.

Crimes eleitorais

A juíza Melissa Pessoa explicou que a criação do núcleo de juízes eleitorais das garantias permitiu acelerar os processos referentes a crimes eleitorais. Atualmente, cerca de 150 inquéritos tramitam no âmbito da investigação criminal.

“Nós temos algo em torno de 150 inquéritos que tramitam com juízes exclusivos para dar mais dinamicidade, entender mais rapidamente a fase de investigação criminal. Isso, por exemplo, é um dos trabalhos mais efetivos nos últimos tempos porque isso deu foco e dinamicidade nos processos criminais. A gente vê que as investigações avançam e esse é um trabalho do Ministério Público e do Judiciário”, pontuou.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: