Nesta quinta-feira (19), milhares de fiéis de diversos bairros de Teresina e da cidade vizinha Timon saíram de casa para celebrar uma das festas mais importantes da Igreja Católica, o Corpus Christi. O evento teve início com uma missa no adro da Catedral de Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva, centro da capital.
Com o tema deste ano, “O Pão da vida e da esperança”, a comemoração reforça a fé católica no corpo de Cristo presente na Eucaristia, a hóstia consagrada. A missa foi conduzida pelo arcebispo de Teresina, Dom Juarez Sousa, que ressaltou ao Portal ClubeNews que a festa tem como foco a lembrança da morte e ressurreição de Jesus Cristo na cruz.
“Toda vez que celebramos a Eucaristia, nós atualizamos o santo sacrifício de Cristo. Ao mesmo tempo, nós vivemos agora a esperança. A esperança é o que Ele diz, ‘Em memória de mim’, mas também São Paulo vai dizer ‘Todas as vezes que celebramos esse sacramento, nós atualizamos esse sacrifício’ e vamos fazer até que Ele venha, e nós esperamos a segunda vinda de nosso Senhor, Jesus Cristo”, explicou.
A enfermeira Vitória Moura, moradora do centro de Timon, escolheu participar da festa na cidade vizinha, Teresina. Criada em berço católico, ela participa ativamente dos eventos e festividades da Igreja.
“É bem importante para todos nós, que somos católicos, participar dessas solenidades, principalmente o Corpus Christi, o corpo de Cristo, que reforça ainda mais que Cristo está vivo nos nossos corações e em todos aqueles que acreditam, têm fé, têm esperança”, frisou.
Após a missa, os fiéis seguiram em procissão pelas ruas do centro com o Santíssimo Sacramento. O trajeto foi guiado por um tapete de quase 2 km confeccionado para a festa. De acordo com o arcebispo, a peça representa a doação e o respeito dos fiéis pela Eucaristia.
“Neste tapete está presente a ação, a doação e, sobretudo, a fé de tantas pessoas, crianças, jovens, adultos, pessoas idosas, que confeccionaram esses tapetes. São pessoas das nossas comunidades, escolas, das pastorais. Então, é a presença de cada um, mas aqui, esse ato de reverência, de adoração ao nosso Senhor, Jesus Cristo, que vai passar por cima do tapete, assim também nos honrando e abençoando toda a cidade”, pontuou Dom Juarez.

O encerramento do evento ocorrerá na Igreja de São Benedito, onde acontecerá o serão e a benção solene.
Veja também:
Corpus Christi: entenda a origem desta tradição milenar da Igreja Católica
Fieis se mobilizam para produção de tapetes de Corpus Christi em Teresina