
O cabo da Polícia Militar do Piauí, Diego Lopes dos Santos, foi encontrado morto na noite de quarta-feira (18), dentro da cela onde estava recolhido no Grupamento da PM do município de Joca Marques. Ele havia sido preso no dia anterior, em Esperantina, sob suspeita de agredir a ex-companheira.
O militar aguardava audiência de custódia, mas o juiz Caio Emanuel, da Vara de Núcleo de Plantão de Parnaíba, informou ao Ministério Público sobre a impossibilidade de realização da audiência, relatando que o investigado cometeu suicídio.
Segundo a Polícia Militar, Diego Lopes era lotado no 25º Batalhão da PM, em Esperantina, e respondia por desacato, além de possuir uma medida protetiva em vigor relacionada à ex-companheira.
A PM-PI divulgou nota lamentando o falecimento do policial e determinou a abertura de Inquérito Policial Militar para apurar as circunstâncias da morte.
Nota da Polícia Militar do Piauí
“A Polícia Militar do Piauí lamenta profundamente o falecimento do cabo Diego Lopes dos Santos, lotado no 25º BPM, em Esperantina-PI.
O militar encontrava-se recolhido no GPM de Joca Marques, aguardando audiência de custódia, após ter sido conduzido em decorrência de procedimentos relacionados à Lei Maria da Penha.
Diante das circunstâncias da morte, a Polícia Militar determinou a instauração de Inquérito Policial Militar para apuração rigorosa dos fatos e adoção das providências cabíveis.
Canais de apoio emocional e prevenção ao suicídio no Piauí
Pessoas que estejam passando por sofrimento emocional ou enfrentando pensamentos suicidas podem contar com serviços gratuitos e sigilosos em todo o estado do Piauí.
O Centro de Valorização da Vida (CVV) atende 24 horas por dia pelo telefone 188. O serviço também está disponível via chat, e-mail e em postos de escuta presencial, oferecendo apoio emocional de forma anônima e acolhedora.
Em Teresina, o ambulatório Provida funciona na Rua Álvaro Mendes, 1557, no Centro Sul da capital. O espaço realiza acolhimento especializado em prevenção ao suicídio, com atendimento gratuito de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Contatos podem ser feitos pelo telefone (86) 99577-1567 ou pelo e-mail providateresina@gmail.com.
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) mantém a Gerência de Prevenção ao Suicídio e integra os serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que conta com 67 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) espalhados pelo estado. Os CAPS oferecem atendimento multiprofissional a pessoas em sofrimento psíquico, com diferentes níveis de acolhimento, incluindo casos de crise.
Além disso, a Sesapi disponibiliza o serviço Minutos pela Vida, que oferece escuta qualificada por profissionais da psicologia. O atendimento é gratuito, pelo número 0800 280 2882, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.