
Em mais um episódio da série Vozes do Orgulho, promovida pela Rádio Clube News FM, a importância do acesso à saúde para a população LGBTQIAPN+ foi debatida. A médica da família e comunidade Bruna Novaes e o psicólogo Luiz Eduardo Melo participaram do debate.
O acesso à saúde é um direito básico constitucional, porém, muitas vezes é dificultado para a comunidade LGBTQIAPN+.
“Pensar no princípio da equidade. Que é oferecer mais para quem precisa de mais; então, a comunidade LGBTQIAPN+ está dentro de uma comunidade que é mais vulnerável, por conta de todo o preconceito que a sociedade inflige a essas pessoas, simplesmente por serem quem são”, comentou a médica Bruna Novaes.
O psicólogo Luiz Eduardo Melo contou que as pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ são afastadas do sistema de saúde por conta da discriminação que elas sofrem, não só nesse espaço, mas como também em outros do cotidiano.
“Quando a gente fala que pessoas LGBT estão sujeitas a adoecerem mais, principalmente no campo da saúde mental, não é por que por si só as pessoas LGBT são mais vulneráveis a isso, mas porque elas estão enfrentando essas rejeições e exclusões. Ao chegarem no serviço de saúde, são discriminadas, não são respeitadas; e isso vai afastando as pessoas da saúde”, ressaltou.
Confira o episódio completo neste link: