
Teresina passou a oferecer, a partir desta terça-feira (1º), a vacina contra a dengue para adolescentes de 14 anos. A ampliação da faixa etária foi possível após o envio de 13 mil novas doses pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).
A vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital. Estão incluídos tanto adolescentes que irão iniciar o esquema vacinal quanto aqueles que estão com a segunda dose em atraso.
A coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro, destaca que a medida busca aumentar a cobertura vacinal e reduzir as hospitalizações pela doença. Segundo a Sesapi, entre os cerca de 57 mil adolescentes de 10 a 14 anos em Teresina, apenas pouco mais de 14 mil receberam a vacina até o momento.
O imunizante é aplicado em duas doses, com intervalo de três meses entre elas, e deve ser administrado por via subcutânea. Para receber a vacina, é necessário apresentar documento com CPF ou Cartão do SUS. O cartão de vacinação é recomendado, mas não obrigatório.
A vacina é contraindicada para gestantes, lactantes, imunossuprimidos, pessoas com HIV sintomático ou imunodeficiência, além de menores de 4 anos e maiores de 60. Pessoas que tiveram dengue recentemente devem aguardar seis meses para iniciar a imunização.