
Dois homens foram flagrados, na madrugada de quinta-feira (3), com um tatu abatido na localidade Veneza, zona rural de Coronel José Dias. A região fica na área de preservação ambiental do Parque Nacional Serra da Capivara.
O flagrante aconteceu pela 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª CIPA) e, segundo a Polícia Militar do Piauí (PMPI), aconteceu após a “circulação de um vídeo em grupos de mensagens, onde um dos envolvidos aparecia ostentando o abate de animais silvestres e planejando nova incursão de caça”.
A PMPI informou que um dos suspeitos responde a processos por crime contra a fauna. Junto aos homens, foi apreendido um tatu abatido, dois facões, quatro lanternas, dois pares de perneiras, uma pá, um cavador e uma lima.
Um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi lavrado contra os homens com base na lei nº 9.605/98, que trata de crimes ambientais.
Nova ação
Após a equipe da 1ª CIPA encontrar indícios de que havia mais envolvidos na caça ilegal, os policiais decidiram manter vigilância no mesmo local,
Horas depois, os policiais flagraram mais três suspeitos, portando diversos animais silvestres abatidos e equipamentos de caça.
Foi apreendido seis tatus, quatro gambás, dois preás, duas pombas, um tamanduá-mirim, uma espingarda de fabricação artesanal, além de facões e lanternas.
Os suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de São Raimundo Nonato, onde foram autuados com base na Lei de Crimes Ambientais. O caso segue para investigação.
LEIA MAIS
Animais ameaçados de extinção e armas são apreendidos com caçadores em parque nacionais