
Ao menos 33 animais silvestres abatidos e seis animais de espécies ameaçadas de extinção foram apreendidos durante a Operação Regional Mulher Americana, deflagrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no sul do Piauí. Os dados foram publicados na noite de sexta-feira (4).
O foco da ação foi o combate à caça de animais silvestres nos Parque Nacionais da Serra da Capivara, Serra das Confusões e Estação Ecológica Uruçuí-Una, bem como no Corredor Ecológico Capivara-Confusões.
Dentre os animais abatidos estão aves, mamíferos e ungulados, sendo seis indivíduos de espécies ameaçadas de extinção, como o tatu-bola, a jacutinga e a zabelê. Além disso, foram apreendidos pombas-asa-branca, juritis, jacús, inhambús, tatus-verdadeiros, cutias e catitu.
Foram emitidos 23 autos de infração, totalizando R$ 81.200,00 em multas. Durante a operação também foram apreendidas 26 armas de fogo, munições, diversas armadilhas de caça, 15 motocicletas e 11 cães de caça. Os agentes ainda destruíram um acampamento de caçadores que dispunha de equipamentos de recarga de munições de armas de fogo.
Todos os cães apreendidos estavam em situação de maus tratos e foram encaminhados para tratamento veterinário, castração e vermifugação.
A operação teve apoio da 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Piauí. Participaram três agentes de fiscalização do ICMBio, quatro agentes temporários ambientais e sete policiais militares, que permaneceram 12 dias no combate aos ilícitos.