Nesta segunda-feira (7) é comemorado o Dia Mundial do Chocolate, um alimento que, além de agradar ao paladar dos apaixonados por doces, também traz diversos benefícios ao corpo e à mente, incluindo a sensação de prazer.
Em entrevista ao Portal ClubeNews, a nutricionista Nathália Chaves explicou que a sensação de prazer acontece porque o chocolate contém os precursores da serotonina, conhecida como o ‘hormônio do prazer’, que proporciona bem-estar, bom-humor e relaxamento.

Os benefícios, por outro lado, variam conforme o tipo de chocolate escolhido. O doce é dividido em três categorias principais: ao leite; os com teor maior de cacau, a principal matéria-prima do chocolate; além do chocolate branco, que deve ser consumido com cautela.
“Na realidade, ele [chocolate branco] não é chocolate. A composição dele é à base de açúcar, leite e manteiga de cacau”, ressaltou a nutricionista.
Dessa forma, para degustar o alimento sem prejudicar a saúde, é fundamental escolher opções que contenham a partir de 70% de cacau sólido em sua composição. Apesar do gosto amargo, eles são considerados mais saudáveis.
“Eles são ricos em flavonoides e polifenóis. Esses nutrientes são essenciais principalmente por serem antioxidantes. Têm também na sua composição o magnésio. Para quem tem pavor do amargo, é preciso lembrar que no nosso organismo o alimento amargo, alguns minutos depois, vai trazer o sabor do doce na nossa boca. Isso vai trazer uma melhor qualidade da alimentação e fazer esse favor para o nosso corpo”, analisou Nathália.
Quantidade recomendada
Também é necessário ficar atento à quantidade ingerida, que deve estar em acordo com o planejamento alimentar individual prescrito pelo profissional de Nutrição, podendo ser liberada uma porção de 10g a 20g de chocolate com 70% de cacau por dia.

O excesso do consumo pode trazer impactos negativos ao organismo, sobretudo devido ao açúcar, que pode ocasionar o ganho de peso, risco de desenvolvimento de diabetes, entre outros.
Por isso, conforme a nutricionista, é importante conferir a lista de ingredientes no rótulo da embalagem, evitando também os sabores com gordura em grau elevado.
“A maioria dos chocolates vão possuir na composição um teor muito alto de açúcar. Então, quanto mais açúcar e quanto mais gordura, mais calórico vai ser esse tão amado doce”, frisou a especialista.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!