
O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) divulgou um levantamento que aponta o registro de 708 boletins de ocorrência relacionados a crimes virtuais no mês de junho, no Piauí. O número representa um aumento de mais de 15% em relação ao mês de maio. Os dados são do Projeto Alerta Digital e foram divulgados na última sexta-feira (10).
Entre os golpes mais frequentes, o mais comum foi o do “familiar em apuros”, com 164 casos registrados. Em seguida, aparecem os chamados “perigos bancários”, com 131 ocorrências, e os golpes em compras pela internet, com 121 registros.
De acordo com o Ministério Público do Piauí, as centrais de atendimento mais utilizadas pelos criminosos são as ligações telefônicas, com 53 casos, seguidas pelo WhatsApp, com 25 registros. Os golpistas se passam por atendentes de instituições financeiras para roubar dados das vítimas.
O coordenador-geral do Procon/MPPI, Nivaldo Ribeiro, orienta que as pessoas não forneçam informações pessoais por canais suspeitos e reforça a importância da prevenção.
“O Alerta Digital é uma ferramenta estratégica de prevenção. Monitoramos os golpes mais recorrentes e alertamos a população com base em dados reais. Recebeu ligação dizendo que há um problema na sua conta? Cuidado. Pode ser golpe. Não forneça dados. Fique alerta”, destacou Nivaldo.
Entre os golpes mais frequentes estão:
Familiares em apuros: (164 casos)
Perigos bancários: (131 casos)
Compras pela internet: (121 casos)
Falso advogado: (73 casos)
Os pretextos mais usados pelos criminosos são:
Compra suspeita/fraude (38 casos)
Problema na conta ou aplicativo (26 casos)
Oferta de vantagens (18 casos)
Veja também:
Golpe do falso advogado: saiba como se proteger
Conheça os golpes financeiros mais comuns e como evitá-los
Piauí registrou mais de seis mil golpes virtuais em 2024; delegado faz alerta
Exposição excessiva nas redes sociais pode facilitar golpes, explica delegado
Idosos são principais vítimas de golpes virtuais; veja dicas
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!