
A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil liberaram o pagamento do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) para trabalhadores e servidores públicos nascidos em setembro e novembro.
O abono tem como base o ano de 2023 e o valor pago é proporcional aos meses trabalhados. Os beneficiários têm até o dia 29 de dezembro para receber o dinheiro. Caso não façam o saque, o valor volta aos cofres públicos, podendo ser resgatado dentro de cinco anos.
O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal; e o Pasep pelo Banco do Brasil (BB). Como ocorre tradicionalmente, os pagamentos são divididos em seis lotes, baseados no mês de nascimento.
Quem tem direito
Pode receber o dinheiro o trabalhador inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos, e que tenha trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração. Além disso, a remuneração mensal média deve ser de até dois salários mínimos.
Como receber
Trabalhadores da iniciativa privada com conta corrente ou poupança na Caixa receberão o crédito automaticamente no banco, de acordo com o mês de seu nascimento. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da conta poupança social digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.
Confira a tabela de pagamentos do PIS/Pasep 2025: