
A Polícia Civil do Piauí prendeu nesta sexta-feira (1º) quatro pessoas suspeitas de aplicar golpes envolvendo anúncios falsos de venda de veículos. As prisões aconteceram nas cidades de Nova Maringá, Cárceres, Várzea Grande e em Cuiabá, todas no Mato Grosso.
A ação contou com o apoio da Polícia Civil do Mato Grosso e foi realizada durante a operação ‘Anúncio Dublê’, deflagrada pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) do Piauí.
De acordo com as investigações, os presos integram estruturas criminosas organizadas, que fingiam intermediar a negociação entre comprador e vendedor para receber transferência bancária. Os estelionatários persuadiam as vítimas a comparecer ao encontro e acreditar que um terceiro estava realizando a negociação.
“Além das prisões e buscas, também foi determinado o bloqueio judicial das contas bancárias vinculadas aos investigados para que seja possível um futuro ressarcimento das vítimas das fraudes. Duas vítimas foram identificadas e elas tiveram um prejuízo de R$ 100 mil”, informou o delegado Humberto Mácola, coordenador da DRCI.
As ordens judiciais foram expedidas pelo Juiz da Central de Inquéritos de Teresina-PI, Valdemir Ferreira Santos. Os suspeitos devem responder por estelionato por meio eletrônico e associação criminosa voltada ao combate de crimes cibernéticos.