Dados apontam que uma vítima de acidente de moto dá entrada a cada hora no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), sobrecarregando o sistema de saúde e gerando altos custos para a unidade. Apenas entre janeiro e junho de 2024, foram realizados cerca de 15.653 atendimentos, sendo 4.114 deles provocados por acidentes de trânsito.
O aposentado Raimundo Medeiros relatou, em entrevista à TV Clube, que um trecho próximo à sua residência é bastante perigoso, especialmente nos fins de semana, devido à alta velocidade dos veículos e à imprudência dos motociclistas.
“Muito perigoso, especialmente no final de semana. É carro em alta velocidade, motoqueiro dando ‘grau’ e aquela confusão. Ontem mesmo teve um acidente. Já é o quarto acidente com vítima fatal”, afirmou Raimundo.
A diretora-geral do SAMU, Adélia Oliveira, explica que esse tipo de acidente representa um alto custo para os cofres públicos. “A maioria desses pacientes vai para o HUT, são pacientes que vão precisar de cirurgias ortopédicas ou neurológicas, o que demanda muitos recursos para que possam retornar à sociedade”, relatou.
Ela destaca ainda que os acidentes ocorrem principalmente aos fins de semana, devido à combinação entre ingestão de álcool e direção perigosa, o que provoca uma sobrecarga no atendimento médico.
“Gera uma sobrecarga principalmente aos fins de semana, principalmente no final do dia, quando as pessoas bebem, saem em seus veículos e acabam causando acidentes de trânsito. Não apenas contra si, mas também contra outras pessoas”, afirmou a diretora.