5 de agosto de 2025

Teresina registra aumento de mais de 90% nos furtos de fios e cabos elétricos em 2025

De acordo com a SSP-PI, foram contabilizados 368 casos no primeiro semestre deste ano.

Letícia Lima

Estagiária
Publicado há 1 dia
Avatar de usuário

Lays Viana

Repórter

Compartilhe:

Teresina registrou um aumento de mais de 90% nos furtos de fios e cabos elétricos em 2025 comparado com o ano passado. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), de janeiro a julho foram contabilizados 368 casos contra 398 ao longo de todo o ano de 2024 na capital.

O problema impacta diretamente os serviços públicos e traz prejuízos a empreendedores e à população. Segundo a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Teresina (Strans), foram furtados mais de 2 mil metros de cabos, prejudicando a sinalização de trânsito.

Os proprietários de estabelecimentos também sofrem com a ação dos criminosos. A academia de Diego Castro, por exemplo, já foi invadida diversas vezes, mesmo com boletins de ocorrência registrados.

À TV Clube, ele contou que os alvos eram sempre os fios de cobre dos aparelhos de ar-condicionado, um prejuízo que passou de R$ 30 mil. A solução encontrada pelo empresário foi reforçar a estrutura do prédio com grades nos equipamentos para evitar novos roubos.

“A gente colocou as grades porque na última vez que aconteceu uma das nossas condensadoras não foi levada apenas o cobre, ela foi destacada da parede e toda desmontada da nossa calçada. Então, para a gente coibir e dificultar, porque a gente sabe que não vai parar, a gente teve que colocar essa proteção a mais”, relatou.

Segundo o engenheiro elétrico Henrique Silva, o motivo de o cobre ser tão valorizado no mercado deve-se ao preço avaliado na comercialização do produto, além da grande oferta de receptadores.

“Esse material é muito visado pelos bandidos por conta de dois aspectos, o preço, já que ele tem um preço muito alto de mercado, e a facilidade de encontrar receptadores no mercado. Eles encontram com facilidade e valor expressivo ”, explicou.

Nova lei

Para tentar conter os crimes, o Governo Federal endureceu as penas para o furto, receptação ou comércio ilegal de fios, cabos, transformadores e baterias. A norma também aumenta a fiscalização sobre empresas de reciclagem, que não poderão mais adquirir esses tipos de material sem origem de comprovação.  

Leia também: