O prefeito Winincius Vilanova de Miranda (PSD) decretou nesta terça-feira (5) estado de calamidade pública no município de Pavussu, no Sul do Piauí. A medida foi tomada após um incêndio florestal de grande proporção devastar cerca de 90 quilômetros quadrados de vegetação, comprometendo pastagens utilizadas para a criação de bovinos, ovinos, caprinos e o cultivo de abelhas.
“Fica declarada a existência de situação anormal e caracterizada como situação de calamidade em todo município de Pavussu (PI), provocada pelo desastre natural classificado e codificado como seca e incêndio florestal”, afirma o decreto municipal nº 20/2025.
Além dos danos causados pelo fogo, o município enfrenta uma forte estiagem, com significativa redução das chuvas entre outubro de 2024 e agosto de 2025. Segundo o decreto, os principais reservatórios da região, como poços, açudes e riachos, estão com menos de 20% da capacidade, o que compromete o abastecimento de água e a produção agrícola. As perdas chegam a 90% na cultura do milho, 80% no feijão, 95% no arroz e 60% na mandioca.
O decreto tem validade de 90 dias e poderá ser prorrogado conforme a evolução do cenário.
Bombeiros no combate
Helicóptero da PM ajuda no combate às chamas
O Batalhão de Operações Aéreas (BOPAER) ajuda no combate às chamas do incêndio em Pavussu, no Sul do Piauí. A Defesa Civil já emitiu um alerta de evacuação para os moradores.
O apoio do helicóptero foi solicitado pela Sala de Monitoramento da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMARH), que monitora e prevê eventos climáticos extremos no estado, como chuvas intensas, secas e queimadas.
A coordenadora da Sala de Monitoramento, a climatologista Sara Cardoso que o fogo ainda se espalha na região, no sentido Noroeste.
A Sala de Monitoramento também informou que, por volta das 9h20, acionou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) devido ao avanço significativo do fogo, no sentido Noroeste da cidade de Pavussu.
Além do helicóptero, viaturas da Semarh e do Corpo de Bombeiros deixam Teresina (PI), nesta terça-feira (5), para reforçar o combate às chamas. Equipes de brigadistas, da Prefeitura Municipal e vários moradores ajudam no combate as chamas. Bombeiros militares já atuam no local há dias.
O capitão Lucas Xavier, comandante do 5º grupamento do CBMEPI na cidade de Floriano, e oficial no comando da operação em Pavussu, explica o andamento das ações no município.
“A situação está parcialmente controlada. Temos uma frente de fogo que está em cima de um morro, e a expectativa é que a aeronave do BOPAER, cedida pela SSP-PI, a pedido do Comando-Geral do CBMEPI, auxilie no combate a essa área de difícil acesso. A água para o trabalho da aeronave deverá ser coletada na lagoa do município”, esclareceu.
Veja também:
Incêndio em área florestal de Pavussu se espalha e Defesa Civil emite alerta severo de evacuação
Vídeo: morador deixa casa após constantes incêndios em lixão a céu aberto
Fogo avança em Pavussu e helicóptero da PM vai ajudar a conter chamas; assista ao vídeo