
Testes rápidos para diagnóstico da Leishmaniose Visceral, popularmente conhecida como calazar, estão sendo disponibilizados no Hospital do Parque Piauí e serão ampliados, a partir de setembro, para hospitais municipais, UPAs e UBS selecionadas. O chef José Micael Morais Sampaio, de 30 anos, morreu na semana passada vítima da doença e o caso acendeu um alerta nas autoridades.
Para ter acesso ao teste rápido do calazar, basta que a pessoa tenha entre 0 e 14 anos e apresente sintomas como febre, perda de peso, anemia e aumento da barriga. Esses são sinais que podem indicar comprometimento do fígado e do baço. Nesses casos, deve-se procurar o hospital para realizar o exame.
A Leishmaniose causa feridas na pele que começam como manchas avermelhadas e podem virar úlceras difíceis de cicatrizar, podendo atingir nariz e boca nos casos mais graves. Já o Calazar é mais sério, afeta órgãos como fígado e baço, e provoca febre, fraqueza, emagrecimento, inchaço na barriga e anemia. Em estágio avançado, pode causar problemas nos rins, no pulmão e levar à morte, principalmente em crianças, idosos e pessoas com imunidade baixa.
O que é a leishmaniose?
As leishmanioses são doenças infecciosas causadas por protozoários transmitidos pela picada da fêmea do mosquito-palha. A transmissão ocorre quando o mosquito pica um animal infectado e depois pica o ser humano.
A principal forma de prevenção é evitar a proliferação do inseto por meio do uso de telas em portas e janelas, mosquiteiros, repelentes e manutenção da limpeza dos ambientes. Também é importante observar sinais da doença em cães domésticos, como fraqueza, perda de peso e queda de pelos.
A leishmaniose tegumentar causa feridas na pele que começam como manchas avermelhadas e podem evoluir para úlceras difíceis de cicatrizar, podendo atingir nariz e boca nos casos mais graves.
Já o calazar é uma forma mais grave da doença, que afeta órgãos como fígado e baço e provoca febre, fraqueza, emagrecimento, inchaço na barriga e anemia. Em estágio avançado, pode causar problemas nos rins e pulmões, podendo levar à morte.
Veja também:
Calazar: entenda sobre a transmissão, sintomas e os cuidados com a doença que pode ser fatal
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!