14 de agosto de 2025

Queimadas proibidas: medida passa a valer no Piauí nesta sexta (15), diz Semarh

Redação

Publicado há 1 hora

Compartilhe:

Brigadistas que atuaram no combate ao fogo em Pavussu (Foto: Semarh)

Com informações da Semarh

Está proibido o uso do fogo em qualquer parte do estado do Piauí a partir desta sexta-feira (15). A medida, estabelecida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), será válida até o dia 15 de outubro de 2025.

A determinação abrange todas as modalidades de queimada em atividades agrícolas, pecuárias, florestais, de limpeza de terrenos e manejo de resíduos. De acordo com a Semarh, a proibição tem caráter preventivo para evitar o agravamento da situação durante o período de estiagem.

O descumprimento da portaria poderá resultar em multas elevadas e outras penalidades previstas na legislação ambiental. As únicas exceções permitidas são para a queima de canaviais em unidades agroindustriais e para treinamentos técnicos voltados à prevenção e combate a incêndios, desde que previamente autorizados pelo órgão.

Conforme a Semarh, o Piauí enfrenta a mais severa seca dos últimos cinco anos, com níveis extremamente baixos em rios e açudes, além da queda na umidade do ar. Além disso, a medida será necessária porque as altas temperaturas e os ventos intensos aumentam significativamente o risco de incêndios, que se espalham com rapidez e são difíceis de conter.

Brigadistas que atuaram no combate ao fogo em Pavussu (Foto: Semarh)

A Semarh ressalta que o fogo ameaça áreas de preservação e comunidades locais, impactando a fauna e a flora.

“Essa proibição é uma medida preventiva essencial. O Piauí vive um momento de alerta máximo, e nossa missão é proteger vidas, comunidades e biomas. Não vamos tolerar o uso irregular do fogo e vamos atuar com rigor contra quem desrespeitar a lei”, afirmou o secretário estadual do Meio Ambiente, Feliphe Araújo.

A Semarh cita que, nos últimos meses, diversos focos de queimadas em diferentes regiões fugiram do controle, como o que aconteceu na cidade de Pavussu. As chamas duraram oito dias e devastaram 98 quilômetros quadrados de vegetação da área do município. Devido à área devastada, apicultores tiveram safra de quase sete toneladas de mel foi comprometida.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: