
A Assembleia Legislativa do Piauí recebeu, nesta segunda-feira (25), mais um pedido de viagem oficial do governador Rafael Fonteles para o exterior. Dessa vez o chefe do executivo estadual vai para China e a Alemanha, no período entre os dias 5 e 14 de setembro deste ano.
O governador planeja acompanhar a 25ª Feira Internacional de Investimento e Comércio da China, que acontecerá em Xiamen, além de participar de reuniões com lideranças provinciais e empresariais. Rafael explica que a viagem oficial tem como finalidade consolidar parcerias estratégicas e ampliar a articulação institucional e econômica em setores de relevância global.
Confira as viagens internacionais do governador:
A primeira viagem oficial de Rafael Fonteles, enquanto governador do Piauí, aconteceu entre os dias 31 de março e 9 de abril. Na ocasião, o governador visitou a República da Estônia e Portugal.
No mês de junho, o Chefe do Executivo cumpriu agenda na Espanha, Alemanha, Suécia e Inglaterra, no período compreendido entre os dias 8 e 18 de junho. A terceira viagem internacional ocorreu na Itália, entre os dias 27 e 30 de junho deste ano.
Em seguida, no mês de agosto, Rafael Fonteles cumpriu agenda nos Estados Unidos, nas cidades de Boston, São Francisco e Washington. A visita ao país aconteceu entre os dias 12 e 22 de agosto.
A quinta missão internacional foi realizada entre os dias 21 de outubro a 4 de novembro. A comitiva do governador percorreu a Ásia, visitando os países: China, Japão e a Coreia do Sul.
A sexta viagem foi finalizada no dia 24 de novembro. Rafael Fonteles visitou a Bélgica, Croácia e Portugal, em agenda iniciada no dia 17 de novembro.
A agenda internacional de 2023 foi concluída com a viagem aos Emirados Árabes Unidos, em Dubai. O governador se ausentou do Piauí entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro. Foi a sétima missão oficial ao exterior.
Em 2024, entre os dias 8 e 21 de março, Fonteles cumpriu sua oitava agenda internacional durante viagem a Índia, Singapura e Austrália.
Ainda em 2024 o governador cumpriu a nona viagem internacional, dessa vez para Holanda e Estados Unidos. O chefe do executivo destacou que a viagem foi em busca de investimentos no Hidrogênio Verde.
No final de 2024, o governador Rafael Fonteles realizou uma viagem à Coreia do Sul com o objetivo de firmar parcerias na área educacional, por meio de intercâmbio entre professores e estudantes. Na mesma missão, ele também inaugurou o terceiro escritório internacional do Piauí, localizado no complexo Sea World, na cidade de Xiamen, na China.
Além das viagens à Coreia do Sul e à China, o chefe do Executivo estadual também esteve em Portugal no final de 2024, onde cumpriu uma agenda oficial durante três dias.
Em 2025, o governador Rafael Fonteles viajou à China no dia 10 de maio, integrando a comitiva do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Foi a primeira missão internacional do governador neste ano e a 12ª desde que assumiu o mandato em janeiro de 2023.
A última viagem do governador Rafael Fonteles foi para três países do Oriente Médio, sendo a segunda viagem internacional de 2025 e a 13ª no seu mandato. O chefe do executivo cumpriu agenda na Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes Unidos, representando o Consórcio Nordeste.
Na sua 14ª viagem internacional Rafael Fonteles teve como destinos Portugal, Espanha e Suíça com o propósito de discutir a articulação institucional do estado, promover projetos estratégicos e estabelecer parcerias nos setores de governança digital, infraestrutura, energia renovável e sustentabilidade ambiental.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!