
Um servidor do INSS, dois advogados, dois falsários e um agente financeiro são investigados por participação em um esquema de fraudes milionárias na concessão de aposentadorias rurais no Piauí.
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (27), a Operação Esteio, que apura um prejuízo de mais de R$ 6 milhões aos cofres da Previdência.
Durante a ação, policiais cumpriram seis mandados de busca e apreensão em Teresina, expedidos pela 1ª Vara Federal da capital. A Justiça determinou também o afastamento do servidor do INSS envolvido no esquema.
Segundo a PF, os investigados falsificavam documentos para dar entrada em pedidos de aposentadoria rural e direcionavam os processos a servidores do grupo, que concediam os benefícios de forma irregular. Até o momento, foram identificados 93 benefícios suspeitos de fraude.
A investigação é conduzida pela Força-Tarefa Previdenciária, formada pela Polícia Federal e pela Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social. O trabalho iniciou a partir da análise de materiais da Operação Bússola, que revelou a atuação dos novos alvos.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!