3 de novembro de 2025

Serestas são suspensas em cidade do Piauí após locutor matar homem e ter carro incendiado

A decisão foi tomada pela Prefeitura da São Pedro, a pedido do Ministério Público. Os episódios de violência iniciaram no dia 30 de agosto.
Repórter
Publicado em 05/09/2025 10:35

Compartilhe:

Carros incendiados (Foto: PM-PI)

As serestas na cidade de São Pedro do Piauí foram suspensas, por tempo indeterminado, após episódios de violência registrados durante um evento no dia 30 de agosto de 2025.

A decisão foi tomada pela Prefeitura da São Pedro, a pedido do Ministério Público Estadual, depois que um homem foi morto a facadas durante uma festa e, dias depois, houve uma tentativa de homicídio ligada a facções criminosas.

Na ocasião, o locutor da festa esfaqueou e matou Cleison Aristides da Silva, de 22 anos, apontado pela polícia como envolvido com facções. Após o crime, comparsas da vítima incendiaram o carro do locutor, que acabou atingindo e destruindo uma motocicleta estacionada. O locutor não foi localizado e segue foragido.

Três dias depois, na madrugada de quarta-feira (3), Wandreson Alves de Lima, ligado a uma facção rival da vítima, foi atingido por quatro disparos, sendo dois nas pernas e dois nas costas.

Segundo a PM, Wandreson foi atacado dentro de casa por dois homens armados que fugiram em uma motocicleta. A vítima foi socorrida consciente e levada ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Conforme a polícia, a tentativa de homicídio teria sido motivada porque Wandreson comemorou publicamente a morte de Cleison. Os autores seriam os mesmos que incendiaram o veículo do locutor após o assassinato.

Em comunicado oficial, a Prefeitura de São Pedro informou que a realização de serestas está suspensa por tempo indeterminado (veja a nota no final da matéria) para evitar novos episódios de violência. Até agora, ninguém foi preso.

Em nota, a banda Explosão Musical, que participa das serestas na cidade, repudiou a decisão da Prefeitura e destacou que a suspensão atinge trabalhadores e famílias que têm na cultura sua fonte de renda.

NOTA DA BANDA

Repudiamos a decisão que suspende, por tempo indeterminado, as serestas em São Pedro do Piauí. Essa medida atinge diretamente músicos, trabalhadores e famílias que têm na cultura sua fonte de renda e sustento.

Além disso, consideramos equivocado impor uma proibição sem prazo definido, pois essa indefinição fere direitos básicos do cidadão e traz insegurança para toda a classe artística.

Acreditamos que o caminho não é a proibição, mas sim o fortalecimento da segurança e o apoio aos eventos culturais.

NOTA DA PREFEITURA

A Secretaria Municipal de Meio-Ambiente, que é a responsável pela concessão de alvará para realização de serestas em espaços públicos, resolveu suspender as mesmas diante de recomendação do representante do Ministério Público desta Comarca de São Pedro do Piauí em entendimento com o Comandante do GPM da cidade.

Tal recomendação se deu em razão dos fatos ocorridos na última sexta-feira, 29/08/2025, em uma seresta em que ocorreu um homicídio, culminando com outros atos de grave violência (duas residências de parentes do acusado foram atingidas com disparos de arma de fogo e outra residência foi invadida e disparado vários tiros de arma de fogo contra uma pessoa), praticados, supostamente, em represália ao homicídio ocorrido, fatos que estão sendo apurados pela Delegacia Regional de Água Branca.

Portanto, prezando pela proteção e incolumidade da população, a gestão municipal resolveu, prudentemente, suspender, nesse momento, toda e qualquer realização de serestas em locais púbicos e abertos no município, até que os fatos sejam apurados e volte a tranquilidade para a população.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também:

Acompanhe a ClubeNews FM
Newsletter

Receba as principais notícias do Piauí e do Brasil direto no seu e-mail. Fique informado com agilidade e confiança, onde estiver.

Fique por dentro das próximas noticias