16 de setembro de 2025

Incêndio em Pimenteiras é controlado após quatro dias e será investigado pela Semarh

Apesar do controle, o incêndio ainda não foi extinto, e as equipes seguem monitorando a região para evitar novos focos.
Repórter
Publicado há 2 dias

Compartilhe:

Incêndio controlado em Pimenteiras (Foto: Ascom Semarh)

Brigadistas conseguiram controlar um incêndio de grande porte em Pimenteiras (PI), após quatro dias de combate. As chamas destruíram cerca de 73,4 km² de vegetação, equivalente a 7,3 mil campos de futebol. O incêndio agora será investigado.

O fogo chegou perto do povoado Sítio das Onças, mas a ação da brigada municipal impediu que as casas fossem atingidas. A vegetação seca, causada pela estiagem, agravou a situação e exigiu reforço de brigadas de cidades vizinhas.

Segundo Shandallye Araújo, coordenador de treinamento das brigadas da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o incêndio está controlado. “O fogo está sendo debelado e não há mais perigo de que as chamas alcancem as casas”, informou.

A prefeitura de Pimenteiras deu apoio às brigadas e acionou o Corpo de Bombeiros do Piauí. Agricultores da região também ajudaram, isolando áreas mais críticas. Apesar do controle, o incêndio ainda não foi extinto, e as equipes seguem monitorando a região para evitar novos focos.

Felipe Gomes, diretor de Recursos Hídricos da Semarh, afirmou que o incêndio será investigado e destacou a importância do monitoramento feito pela Sala de Situação.

“Esse incêndio será devidamente apurado, sobretudo porque o estado tem uma portaria que proíbe queimadas. É a Semarh, através da Sala de Situação, que controla todos os dados oficiais de queimadas no Piauí e orienta as ações das brigadas municipais. Temos 108 cidades com mais de 1,5 mil brigadistas atuando em todo o estado. Esse sistema de monitoramento e resposta foi essencial para que a situação em Pimenteiras não tivesse consequências ainda maiores”, contou.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: