
A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus de Picos, suspendeu as aulas presenciais nesta sexta-feira (19) por falta de transporte coletivo, devido à falta de repasse da Prefeitura para a empresa responsável pelo serviço. As atividades serão retomadas de forma on-line para os alunos.
A empresa KB Transportes informou que o serviço não tem previsão de retorno, por falta de resposta da Prefeitura de Picos sobre o repasse financeiro a empresa. O Portal ClubeNews entrou em contato com a Prefeitura de Picos, mas até o momento dessa publicação não houve nenhum retorno oficial.
A Uespi se posicionou através de nota e alegou que o Ministério Público do Piauí também vai investigar o caso e que o retorno das aulas devem voltar imediatamente após a regularização do transporte público no município.
Confira a nota da Uespi
Em atenção aos fatos recentes que envolvem a paralisação temporária dos serviços de transporte coletivo urbano de passageiros no município de Picos/PI, a partir de amanhã, dia 19, a Direção do campus Prof. Barros Araújo da Universidade Estadual do Piauí , naquela cidade, informa que fará uma reunião de Conselho de campus para deliberar sobre aulas remotas, em caráter provisório e excepcional, durante o período que a cidade não terá transporte público, o que afeta o deslocamento da comunidade Picoense e também dos discentes, docentes e técnicos da instituição.
O retorno às atividades acadêmicas presenciais deverá ocorrer imediatamente após a regularização e restabelecimento do transporte público. Desde já esclarece que a Direção do campus já solicitou a Pró-reitoria de Ensino de graduação (PREG/UESPI) a análise do pedido de aulas remotas diante da urgência do caso.
Reafirmamos nosso compromisso com a continuidade do processo de ensino-aprendizagem, buscando minimizar os impactos desta grave situação, e manteremos a comunidade acadêmica informada sobre qualquer atualização oficial.
Nota da empresa KB

Nota da Uespi
⚠️COMUNICADO À COMUNIDADE ACADÊMICA⚠️
De ordem, informamos que a Direção do Campus Professor Barros Araújo – UESPI, em atenção aos fatos recentes que envolvem a paralisação temporária dos serviços de transporte coletivo urbano de passageiros no município de Picos/PI, anunciada pela empresa concessionária L.D.L Turismo e Transportes LTDA (KB Transportes), com início em 19 de setembro de 2025 e sem previsão de retorno, vem a público informar:
- Considerando a total dependência de grande parte de nossa comunidade acadêmica em relação ao transporte coletivo urbano para o acesso às atividades presenciais;
- Considerando o Ofício Circular nº 33/2025/SUPJP, expedido pelo Ministério Público do Estado do Piauí, que convoca audiência pública para o dia 1º de outubro de 2025, com o objetivo de discutir e buscar soluções para as condições do transporte coletivo urbano em Picos/PI;
- Considerando que – conforme nos foi repassado pelo Procurador Geral do Município – a Prefeitura não consegue oferecer esses serviços no momento, tendo em vista ter rescindido o contrato emergencial com a empresa de ônibus de outrora, devido à liminar judicial que retornou à “KB Transportes” o serviço de linhas de ônibus. Adendo: ele também informa que caso a empresa paralise de fato os serviços, tomará as medidas jurídicas cabíveis;
Ficam suspensas, a partir de 19/09/2025, todas as atividades acadêmicas presenciais do Campus Professor Barros Araújo, até que a situação seja devidamente regularizada pelos órgãos e empresas responsáveis.
Durante o período de paralisação, as aulas serão ofertadas de forma remota, em caráter provisório e excepcional, até que seja possível o restabelecimento seguro e regular do transporte coletivo urbano, indispensável para a garantia de acesso de nossos(as) discentes e docentes às atividades presenciais.
Importante destacar que os serviços administrativos do campus permanecerão funcionando normalmente.
Reafirmamos nosso compromisso com a continuidade do processo de ensino-aprendizagem, buscando minimizar os impactos desta grave situação, e manteremos a comunidade acadêmica informada sobre qualquer atualização oficial.
Contamos com a compreensão de todos e todas, certos de que esta medida é necessária para resguardar o direito à educação com dignidade, segurança e acessibilidade.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
