25 de setembro de 2025

Águas do Piauí vai abrir 62 novos poços no enfrentamento à estiagem no estado

Além da abertura desses novos poços, 217 antigos estão sendo revitalizados pela concessionária
Repórter
Publicado há 2 dias

Compartilhe:

Águas do Piauí irá abrir 62 novos poços no estado (Foto: Sthefany Prado)

A Águas do Piauí confirmou a abertura de 62 novos poços em diferentes áreas do estado no enfrentamento à estiagem. Segundo a concessionária, cerca de 1,9 milhões de pessoas serão beneficiadas. O projeto terá um investimento de mais de R$ 83 milhões.

O semiárido será a área do estado mais beneficiada, com 31 poços perfurados. O cerrado vem na sequência com 17 perfurações, e o meio-norte litoral completa a lista com 14.

Além da abertura desses novos poços, 217 antigos estão sendo revitalizados pela concessionária. A revitalização já havia sido anunciada pela Águas do Piauí em agosto deste ano e conta com investimento de R$ 10 milhões.

Poços farão que carros-pipa não sejam mais usados

O diretor-presidente da Águas do Piauí, Guilherme Dias, disse que as revitalizações destes 217 poços farão alguns municípios do estado não precisar mais da intervenção de carros-pipas.

“Esses poços estão sendo totalmente recuperados, higienizados e postos em operação. Vão ajudar muitos municípios a não precisar da demanda por carro-pipa, que é uma solução paliativa”, explicou.

A expectativa do diretor-presidente é que, até o próximo ano, o número de carros-pipas seja bem reduzido no Piauí.

“Esse ano ainda vamos precisar usar carro-pipa. No próximo ano, provavelmente também, mas com uma quantidade menor. Até porque as ações que estão sendo implementadas com os poços são ações de longo prazo, elas vão ficar, e nós vamos fazer simplesmente a operação e manutenção desses poços”, declarou

Atualmente, a Águas do Piauí é responsável pelo abastecimento de água em 169 municípios do estado.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: