
Oeiras registrou nesta terça-feira (23) a maior temperatura do Piauí em 2025, com 41,2 °C. Ao todo, 183 municípios piauienses estão em estado de alerta de baixa umidade, ficando de fora apenas os localizados ao Norte do estado.
De acordo com a climatologista Sara Cardoso, o pico do calor costuma ser observado entre 15h e 16h, quando os termômetros atingem os valores mais elevados. Em Oeiras, além da posição geográfica, fatores como a vegetação rala, típica do semiárido, a falta de circulação de ventos livres e a baixa umidade colaboram para o registro dessas temperaturas extremas.
“Hoje o destaque vai para Oeiras, que computou às 15h a marca de 41,2 °C, podendo até registrar valores mais elevados nesse horário crítico. O município está com 15% de umidade, quando o ideal seria acima de 30%. Essa condição de seca, somada à rugosidade do relevo e à vegetação pouco robusta, corrobora para esse aquecimento intenso. Além disso, temos uma massa de ar quente estacionada no território brasileiro, que impede a entrada de umidade e favorece o aumento das temperaturas”, explicou a climatologista.
Segundo ela, essa massa de ar quente, que permanece sobre o Brasil desde agosto, tem potencializado o calor em diversas regiões, inclusive no Piauí, onde cidades além de Oeiras já vêm ultrapassando os 40 °C. Em Teresina, os termômetros podem chegar a 40 °C ainda nesta semana, reflexo direto desse fenômeno atmosférico.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!