2 de outubro de 2025

Com clima de deserto, moradores de Oeiras alteram rotina após cidade atingir maiores temperaturas do país

Diversos fatores geográficos e atmosféricos explicam o calor na região.
Repórter
Publicado há 17 horas

Compartilhe:

No mês de setembro, a cidade de Oeiras (PI) registrou a maior temperatura do país: 41,2ºC. O município também teve a menor umidade relativa do ar: 13% – considerado por especialistas como clima de deserto. Para se proteger do calor e do tempo seco, os oeirenses tiveram que alterar suas rotinas para aguentar as altas temperaturas.

Com o aumento na temperatura e a baixa umidade, o servidor público Valdemir Amorim mudou seu horário de caminhada na Praça das Vitórias, localizada no Centro Histórico de Oeiras. “Geralmente a gente sai para caminhar 15h30 para 16h. Mas ultimamente, eu só estou saindo mesmo depois das 16h30”, disse

O comerciante Ronaldo Sousa, que vende espetinhos em uma praça do município, busca refúgio embaixo de uma árvore, para se proteger do calor na sombra.

“Fico embaixo da árvore para amenizar um pouco o calor. Mas tá muito quente, muito quente mesmo. Tem que ter muita alegria para aguentar o rojão aqui”, disse o vendedor.

Segundo o geógrafo e ambientalista, Emanuel Vital, diversos fatores geográficos e atmosféricos explicam o calor na região.

“Tem o B.R.O. BRÓ que começou no mês de setembro e vai se estender até dezembro. Fora isso, temos estacionados sobre nossas cabeças uma massa de ar muito forte, com característica de ser quente e seca, o que vai fazer com um local que já é quente, tenha um aumento de temperatura. Além disso, o Brasil vem vivendo desde a metade do mês de setembro, uma onda de calor”, afirmou.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: