4 de outubro de 2025

Dois lotes de bebidas estão sendo analisados com suspeita de metanol no Piauí

De acordo com o secretário, o consumo é seguro quando feito em locais de confiança, com procedência comprovada das bebidas.
Editor
Publicado há 3 horas

Compartilhe:

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, se manifestou neste sábado (04) sobre as investigações em torno de um caso suspeito de intoxicação por metanol e informou que dois lotes de bebidas estão sendo analisados no Sul do estado com suspeita de conter a substância.

O vídeo foi publicado em suas redes sociais após questionamentos da população sobre a segurança no consumo de bebidas alcoólicas no Piauí. De acordo com o secretário, o consumo é seguro quando feito em locais de confiança, com procedência comprovada das bebidas. Ele destacou ainda que cervejas e vinhos apresentam menor risco, pois são mais difíceis de falsificar.

“Vamos sempre nos ater às recomendações e, caso for beber, ir para lugares onde você sabe a procedência da bebida. Cervejas e vinhos são menos arriscados porque eles são mais difíceis de ter a contaminação por metanol, que geralmente é encontrado em bebidas destiladas”, afirmou Chico Lucas.

Entre as medidas adotadas, a Secretaria de Segurança Pública está articulando ações conjuntas com o Ministério da Saúde, a Vigilância Sanitária Estadual, o Ministério Público e a Secretaria de Saúde para fiscalizar bares e restaurantes. O órgão também determinou que todos os casos suspeitos de intoxicação sejam submetidos a exames imediatos com o uso de equipamentos especializados, como o cromatógrafo gasoso, capaz de detectar a presença de metanol nas amostras analisadas.

Veja também:

Ministro da Saúde confirma notificação de caso suspeito de intoxicação por metanol no Piauí

Primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol é investigado no Piauí

Governo Federal vai comprar 150 mil antídotos contra intoxicação por metanol; caso no Piauí é investigado


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: