
Jonathan de Araújo Vidal, suspeito de envolvimento na chacina que resultou na morte de três pedreiros no litoral do Piauí, morreu durante uma troca de tiros com policiais da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Piauí (FICCO/PI). O confronto aconteceu no domingo (5), no município de Tutóia, no Maranhão e contou com o apoio do 2º Batalhão de Polícia Militar de Turismo (2º BPTur/MA).
De acordo com informações da Polícia Federal, o suspeito era membro de uma facção criminosa que atua na região e possuía múltiplos mandados de prisão expedidos nos estados do Piauí e Maranhão.
Ainda segundo a PF, durante o cumprimento das ordens judiciais, o investigado reagiu à abordagem policial e foi atingido após o confronto. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. No local, foram apreendidas duas armas de fogo e uma substância entorpecente, que foram encaminhadas para a perícia técnica.
Fuga da prisão
Jonathan chegou fugir da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, na cidade de Parnaíba (PI) no dia 1° de maio de 2024. Ele e outros dois presos aproveitaram o momento da troca de plantão para fugir, escapando através da área do banho de sol, onde os apenados são levados durante o dia para uma região coberta por uma tela de ferro. Eles conseguiram abrir um buraco na estrutura e pularam o muro na parte de trás da unidade prisional.
Relembre o crime
A chacina no litoral do Piauí aconteceu no dia 14 de setembro de 2023 e resultou na morte de Antônio dos Santos Sousa, de 38 anos; Leandro dos Santos Oliveira, de 38 anos; e Joaquim Severiano da Silva Filho, de 47 anos. Todas as vítimas eram homens e estavam em um veículo no momento do ataque, ocorrido em uma rua de terra do bairro João XXIII.
De acordo com informações da Polícia Militar, o condutor do carro passava na casa dos colegas para irem juntos trabalhar em uma obra. O ponto onde o crime aconteceu era justamente onde o último deles seria pego para seguir viagem.
O veículo estava com cinco ocupantes. Três deles tentaram fugir e foram mortos. Os outros dois foram baleados dentro do carro. O automóvel ficou coberto de marcas de tiros, e os peritos contaram 23 disparos no veículo.
O que é a FICCO/PI
A FICCO/PI é uma iniciativa de cooperação promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, coordenada pela Polícia Federal e composta pela Secretaria Nacional de Políticas Penais, além das Polícias Civil, Militar e Penal do Piauí. O objetivo é integrar e fortalecer a atuação dos órgãos de segurança pública em ações de prevenção e repressão ao crime organizado.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!