3 de novembro de 2025

Associação realiza treinamento gratuito para empresários identificarem bebidas com metanol no Piauí

Capacitação é gratuita e voltada a empreendedores e visa identificar sinais de bebidas adulteradas.
Repórter
Publicado em 07/10/2025 19:32
Avatar de usuário

Letícia Lima

Réporter

Compartilhe:

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Piauí (Abrasel-PI) está realizando treinamentos gratuitos para ajudar na identificação de bebidas adulteradas com metanol no estado. Em entrevista à rádio ClubeNews FM, nesta terça-feira (7), Vitor Bezerra, presidente do Conselho de Administração da entidade, explicou que a Abrasel está acompanhando os casos no país.

A capacitação é realizada em parceria com a Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD), de maneira online e gratuita. O treinamento é voltado a empreendedores e tem foco em orientações detalhadas sobre indicícios de falsificações em garrafas, tampas, rótulos e líquidos.

Segundo Vitor, a análise começa pela tampa, considerada o principal ponto de segurança dos produtos: tampas originais apresentam acabamento preciso, sem amassamentos ou espaçamentos, e com arte impressa de alta qualidade. Já a presença de lacres plásticos sobrepostos a tampas decoradas é um forte indicativo de adulteração.

Bebida (Foto: Pixabay)

Até o momento, o Piauí contabiliza três casos suspeitos de intoxicação por metanol, dos quais um é de Teresina e dois de Parnaíba. As inscrições podem ser feitas de forma gratuita no site da Abrasel.

O coordenador questionou o destino das bebidas e alertou sobre as duas fábricas clandestinas em São Paulo que foram fechadas pela Polícia Civil na última segunda-feira (6). Entre as recomendações, a Abrasel pede que a população a não compre bebida de ambulantes e sempre desconfiar do preço mais abaixo do mercado.

“Eu não ouvi sobre a questão das fiscalizações fiscais.‘Essa bebida vem de onde?’ nós não temos portos, temos aeroportos com poucos voos. Então essa bebida falsificada ou contrabandeada ela entra por terra. Então a gente pede que as autoridades responsáveis reforcem a fiscalização”, afirmou.

Vitor destacou que até o momento os bares e restaurante das cidades não foram afetados com a situação e que as pessoas continuam a consumir bebidas alcoólicas, mudando apenas o tipo de bebida que consumem.

“E comprovado que dos casos, não aconteceu em nenhum restaurante provando que o nosso setor e seguro. A Abrasel representa no Piauí 200 estabelecimentos e os associados compram de distribuidoras autorizadas”, disse.

Confira a entrevista aqui.

LEIA MAIS:

Homem é entubado em Teresina com suspeita de intoxicação por metanol em whisky

Ministério Público orienta bares e restaurantes para evitar intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas

Governo Federal vai comprar 150 mil antídotos contra intoxicação por metanol; caso no Piauí é investigado

Dois lotes de bebidas estão sendo analisados com suspeita de metanol no Piauí


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: