7 de outubro de 2025

Chineses presos com duas toneladas de barbatanas de tubarão e cavalos-marinhos são soltos pela Justiça

A decisão é do juiz federal José Gutemberg de Barros Filho, que substituiu a prisão preventiva por medidas cautelares.
Repórter
Publicado há 2 horas

Compartilhe:

Chineses são presos por crime ambiental no Piauí (Foto: Tiago Mendes/TV Clube)

A Justiça Federal determinou a soltura dos dois chineses presos em flagrante com cerca de duas toneladas de barbatanas de tubarão e cavalos-marinhos, em Parnaíba, litoral do Piauí. A decisão é do juiz federal José Gutemberg de Barros Filho, que substituiu a prisão preventiva por medidas cautelares.

Xinting Wang e Hang Lin foram presos, no dia 25 de setembro de 2025, suspeitos de comprar os animais de pescadores locais para enviar a outros estados. Eles estavam detidos por crimes de receptação qualificada e contra a fauna.

Na decisão, o juiz considerou que não há risco de fuga nem de destruição de provas. Além disso, pontuou que os elementos já colhidos são suficientes para a continuidade das investigações.

“A atual fase das investigações e os elementos disponíveis indicam que medidas cautelares diversas da prisão se mostram adequadas e suficientes para assegurar a instrução criminal”, afirmou o juiz.

Cavalos-marinhos e barbatanas de tubarão (Foto: Luiz Gustavo/TV Clube)

Entre as medidas impostas, estão pagamento de fiança de R$ 10 mil para cada investigado, entrega dos passaportes à Polícia Federal e proibição de deixarem os endereços informados por mais de três dias sem autorização judicial.

O magistrado também destacou que Xinting Wang vive em Parnaíba há mais de dez anos, é empresário e pai de um adolescente brasileiro. Já Hang Lin tem residência fixa e vínculo empregatício formal no Pará, o que, segundo o juiz, “permite conciliar uma possibilidade razoável de localização durante o processo”.

O caso segue sob investigação da Polícia Federal, que apura se os suspeitos compravam os animais de pescadores do litoral piauiense e se há ligação com outras apreensões recentes de barbatanas no Ceará.

Saiba por que os itens são tão valorizados

Na China e em outros países asiáticos, a barbatana de tubarão é considerada como um item nobre da culinária. Questionados pela Polícia Ambiental sobre o material, os chineses, apontados como donos das barbatanas, informaram que eram para fins gastronômicos.

A atividade pesqueira para extrair e transportar a barbatana de tubarão promete ganhos altos no comércio ilegal, principalmente no Leste Asiático. Isso porque as nadadeiras podem ser usadas para preparar uma sopa de barbatana, símbolo de riqueza, status social e prestígio na cultura asiática, como Singapura e Taiwan.

Entenda por que barbatanas de tubarão e cavalos-marinhos são tão procurados pelo comércio ilegal

Veja também:

Chineses flagrados com 2 toneladas de barbatanas e cavalos-marinhos são encaminhados para presídio no Piauí

Dois chineses são presos com duas toneladas de cavalos-marinhos e barbatanas de tubarão no litoral do Piauí

PF apreende documentos e mídias de chineses presos com barbatanas de tubarão e cavalos-marinhos em Parnaíba


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: