Nesta quarta-feira (8), é celebrado o Dia do Nordestino, data que homenageia um povo marcado pela criatividade e pelas expressões culturais únicas. No Piauí, as expressões populares são usadas como matéria-prima em negócios e produções humorísticas.
As expressões nordestinas sugiram do fruto de anos de uma mistura linguística e cultural. O sotaque nordestino foi moldado por três influências: as línguas portuguesa, indígena e africana.
“Essa fusão deu origem a um vocabulário repleto de metáforas, que muitas vezes só fazem sentido dentro do próprio contexto cultural da região”, explicou o professor de lingua portuguesa Newton Neto.

O empresário Ítalo decidiu transformar as expressões nordestinas em negócio. Ele confecciona canecas, blusas e outros itens que usam essas as expressões de forma bem-humorada.
“A gente fica muito feliz quando a gente consegue tocar o coração dos nordestinos través dos nossos produtos”, afirma Ítalo.

O criador de conteúdo piauiense Dário Castro transforma suas vivências em humor. Ele criou o personagem “Rabisco”, que mistura comédia e crítica social.
“Eu usei o Rabisco para expressar essas dores que eu sentia para transformar isso em arte, humor, opinião e crítica social”, disse Dário.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
