O Piauí se destaca por diversos atrativos, desde seus pontos turísticos e paisagens naturais até sua culinária regional, que encanta visitantes e moradores. Pensando em valorizar os sabores locais, o empreendedor Pablo Barcelar criou um hambúrguer inovador com ingredientes típicos piauienses, como paçoca salgada, mel e pão de cajuína.
Batizado de “Bob Honey”, o sanduíche leva carne artesanal, cebola chapeada e uma combinação de queijos muçarela e coalho regados com um fio de mel. O sabor é complementado por uma maionese especial de mostarda e mel.
Para reforçar a identidade do prato, o mel utilizado na receita é produzido em Conceição do Canindé. O Piauí é reconhecido como o maior produtor de mel do Nordeste e um dos maiores do Brasil, o que confere autenticidade ao ingrediente regional no hambúrguer.

O hambúrguer artesanal é servido no estabelecimento recém-aberto do empresário, localizado no bairro Dirceu I, zona Sudeste de Teresina, que funciona há pouco mais de um mês. Pablo Barcelar decidiu deixar o cargo de gerente em uma construtora para se dedicar ao investimento na gastronomia.
A receita do “Bob Honey” foi concebida há alguns anos, quando Pablo trabalhava em outro restaurante e buscava criar um hambúrguer inspirado nas festas juninas.
“Era época de pandemia eu decidi fazer um hambúrguer com ingredientes que lembrassem essa nossa tradição. Fiz o hambúrguer com paçoca, queijo coalho, mostarda e mel, para trazer o mel, que também combina muito bem, e uma cebola chapeada por baixo, só que originalmente com pão de arroz. Para essa nova receita, eu quis trazer um pão um pouco mais macio. Eu trouxe o pão de cajuína, que, na minha cabeça, tinha a ver com tudo e casou perfeitamente bem”, afirmou o empresário.
Segundo Pablo, o hambúrguer conquistou o público por reunir sabores típicos do Piauí. Para ele, o sucesso da receita está diretamente ligado à identidade regional e ao sentimento de acolhimento.
“É uma forma de homenagear a nossa gente. Acredito, inclusive, que a receptividade do povo com esse hambúrguer é, realmente, porque as pessoas se veem nele em seus sabores. Ele é um dos mais pedidos aqui. Tem gente que não gosta de bacon e pensa que não vai saborear um hambúrguer tão gostoso e se surpreende quando come. Tem gente que fica fiel, só pede ele”, pontuou.
História familiar
O hambúrguer também carrega uma história familiar. Pablo trabalha ao lado da mãe e da irmã, seguindo os passos do pai, conhecido como ‘Bob’, que vendia cachorros-quentes gigantes.
O pai de Pablo morreu em 2014, vítima de câncer. Ele deixou como legado o amor pela culinária, que hoje inspira a família a mantém viva a tradição de criar receitas originais.
“Ele nos deixou tem mais ou menos 11 anos. Estar aqui, trabalhando com isso é uma forma da gente estar perto dele. Tem alguns momentos que a gente está aqui com o caos na cozinha e a gente lembra do que ele fazia para resolver rápido, então, é uma forma de homenagear a vida, que foi tão bonita. Ele foi um cara muito trabalhador, muito alegre, e é isso que a gente quer trazer”, relatou.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!