22 de outubro de 2025

Colombianos lavavam dinheiro do tráfico vendendo carros roubados no PI e MA

Ao todo, foram cumpridos 15 mandados judiciais, resultando na prisão de seis pessoas, incluindo os dois estrangeiros.
Repórter
Publicado há 2 horas

Compartilhe:

Colombianos lavavam dinheiro do tráfico vendendo carros roubados no PI e MA (Foto: Reprodução)

Dois colombianos, que não tiveram suas identidades reveladas, foram presos nesta quarta-feira (22), em Teresina, sob a suspeita de lavar dinheiro do tráfico de drogas por meio da venda de carros roubados no Piauí e Maranhão. A ação ocorreu durante a segunda fase da Operação Cela 03, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão (MP-MA).

Ao todo, foram cumpridos 15 mandados judiciais, resultando na prisão de seis pessoas, incluindo os dois estrangeiros. O promotor de Justiça Fernando Berniz explicou que alguns dos alvos já estavam reclusos em unidades prisionais.

As investigações apontaram que o modus operandi da facção criminosa envolvia furto e estelionato de veículos, lavagem de dinheiro, agiotagem e tráfico de drogas.

Foto: Gaeco

A primeira fase da operação, em agosto de 2024, teve como alvo um líder da facção que, mesmo detido em São Luís (MA), continuava emitindo ordens criminosas. Nesta segunda fase, o foco foi o setor financeiro do grupo.

“Esse braço [financeiro] é comandado, inclusive, por dois que estavam presos e dentro da unidade, certamente, continuavam a evoluir nas ações. Eles lavavam muito dinheiro para esse grupo. Funcionava basicamente assim: um grupo rouba e furta motos, e o outro compra e revende para o Maranhão, além do próprio tráfico”, destacou o promotor Fernando Berniz.

Segundo Berniz, os investigados utilizavam uma empresa falsa para realizar as transações financeiras e dar aparência de legalidade aos valores. “Eles criavam uma empresa que nunca existiu fisicamente e, a partir dessa empresa, usavam uma conta para receber verbas ilegais e muitas contas de passagem, muito dinheiro, mas que sai imediatamente”, disse ele.

Os suspeitos foram encaminhados à Central de Flagrantes em Teresina e ficarão à disposição da Justiça.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: