
Euton Marcos Santos Lira foi condenado a 80 anos de prisão por quatro homicídios duplamente qualificados. As vítimas são o produtor rural Luiz Pedro Dalcin, de 61 anos, seus filhos Luiz Antônio Dalcin, de 34, e Gustavo Dalcin, de 38, além do colaborador da família, Leonilton Sousa da Silva, de 33.
As investigações do Ministério Público do Piauí (MPPI) apontaram que a motivação do crime está relacionada a disputas por terras na região, uma das principais produtoras de soja do estado. O Conselho de Sentença reconheceu a prática dos homicídios qualificados por motivo fútil e pelo uso de recurso que impossibilitou a defesa das vítimas.
Além de Euton Marcos, também foram denunciados Jhon Lennon dos Santos Abreu e Lúcio Batista Fialho, que ainda serão submetidos a julgamento. O quarto acusado, Velton Avelino de Sousa, morreu pouco tempo após o crime.
Detalhes da motivação
O crime ocorreu em abril de 2023 no município de Baixa Grande do Ribeiro, no Sul do Piauí, distante 574 km de Teresina. De acordo com a Polícia Civil do Piauí, a chacina foi motivada por vingança e uma rixa entre as duas famílias.
O mandante da chacina foi identificado como Jhon Lennon dos Santos Abreu, genro de um funcionário da família Dalcin. Segundo a polícia, o conflito escalou após o mandante alegar negligência por parte das vítimas em uma situação anterior.
O delegado Matheus Zanatta explicou que a família de Jhon Lennon entrou com uma ação judicial contra a família Dalcin.
“O Jhon Lennon ficou com raiva, achando que a família Dalcin tinha demorado muito para comunicar às autoridades competentes. A família do Jhon Lennon entrou com uma indenização contra a família Dalcin. Depois disso, passou a haver umas ameaças recíprocas: Dalcin-Jhon Lennon e Jhon Lennon-Dalcin”, detalhou o delegado.
Zanatta acrescentou que Jhon Lennon suspeitou que a família Dalcin tivesse contratado pistoleiros para matá-lo, o que o levou a se antecipar e chamar Euton Marcos para executar os assassinatos. “Ele (Jhon Lennon) se antecipou e matou a família Dalcin”, concluiu o delegado sobre a motivação.
Relembre o caso
No dia do crime, outras duas pessoas que estavam na residência conseguiram escapar, pulando o muro da casa para pedir ajuda. As testemunhas foram surpreendidas pelos atiradores enquanto dormiam e foram obrigadas a se dirigir ao terraço, local onde as demais vítimas foram encontradas mortas a tiros
O Ministério Público do Piauí (MPPI) detalha que as vítimas – o pai, os dois filhos (naturais do Rio Grande do Sul) e um funcionário (natural de Balsas, Maranhão) – foram mortas a tiros dentro da residência onde moravam. As investigações indicam que os acusados invadiram a casa encapuzados, cometendo os crimes de forma a não oferecer qualquer chance de defesa às vítimas.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!