A Receita Federal apreendeu 288 sacos de mercadorias irregulares, com valor estimado em R$ 2,5 milhões, durante a Operação Poty, deflagrada nesta quinta-feira (23). A ação teve como foco o combate à comercialização de produtos falsificados, contrabandeados, distribuídos em Teresina de forma irregular e sem certificação da Anatel e descaminho.
A operação foi realizada no Centro da cidade e bairros. Foram fiscalizados oito estabelecimentos comerciais, alvos previamente selecionados com base na análise de riscos da Receita Federal e em denúncias encaminhadas por escritórios de advocacia que representam marcas afetadas pela pirataria.

Durante a operação, foram apreendidos diversos tipos de mercadorias, incluindo celulares (não certificados pela Anatel e Inmetro), perfumes, calçados, roupas, bolsas, mochilas, copos térmicos e brinquedos, aparelhos eletrônicos (como caixas de som e fones de ouvido) e acessórios para celular.
“Nossa preocupação maior é o controle das mercadorias que entram no nosso país, não é só a questão tributária. A operação de hoje foi para combater produtos que são feitos de formas irregulares, sem atender os critérios técnicos das agências reguladoras”, destacou o auditor-fiscal Ivanilson de Castro e Silva.

Os comerciantes das lojas fiscalizadas vão ter que apresentar documentação na Receita Federal. A partir de agora será dado o início ao processo, em que a mercadoria vai ser liberada ou perdida.
A ação contou com a participação de 25 servidores da Receita Federal, 45 policiais militares do Piauí (grupamentos, BEPI, BOPI, Bopaer, Cpaes, Rone, Rocam e Diretoria de Inteligência), 10 fiscais da Anatel e 5 do Inmetro, além de advogados representantes das marcas envolvidas, que acompanharam as diligências.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
