
O Governo do Piauí lançou nesta sexta-feira (31) os programas sociais Luz do Povo e Gás do Povo, durante evento no Centro de Convenções, em Teresina (PI). Os dois projetos deverão atender cerca de 500 mil famílias no estado.
Em entrevista à imprensa, o governador Rafael Fonteles (PT-PI) destacou a necessidade de adesão das famílias aptas ao programa por meio da regularização junto ao Cadastro Único (CadÚnico).
“Aqui nós temos dois grandes exemplos: Luz do Povo e Gás do Povo. Certamente, o Piauí fará o dever de casa para garantir às família que têm o direito receber esse benefício. Antes, elas precisam ser identificadas para cumprir a parte burocrática e assim consigam usufruir desses benefícios”, disse.
O presidente da Equatorial Piauí, Humberto Soares, disse que cerca de 200 mil famílias do Piauí ainda precisam ser identificadas para terem acesso aos descontos.
“Eu convoco todos os prefeitos e representantes dos municípios a essa parceria. Nós temos um levantamento que mostra que ainda temos 200 mil famílias que têm direito ao desconto na conta de energia e não estão usufruindo desse benefício”

Veja como os programas irão funcionar:
O Gás do Povo substitui o atual Auxílio Gás. Em vez do benefício em dinheiro, com o novo programa cada família – inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) – vai retirar diretamente o botijão de gás nas revendedoras credenciadas pelo Governo.
Cada família terá direito ao benefício conforme a composição familiar: até três botijões para famílias de dois integrantes; até quatro para famílias com três integrantes; e até seis botijões anuais para famílias com quatro ou mais membros.

Já o programa Luz do Povo garante gratuidade total na tarifa de energia elétrica para famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico com consumo de até 80 quilowatts-hora por mês (kWh/mês).
Às famílias com consumo médio de 120 quilowatts por hora-mês, haverá um desconto de 12% na tarifa de energia.
No Piauí, o Luz do Povo atenderá 567.318 famílias, enquanto o Gás do Povo beneficiará 208 mil famílias.
Podem acessar os programas famílias inscritas no Cadastro Único, com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 759), dando prioridade para aquelas que recebem o Bolsa Família (renda per capita de até R$ 218).
LEIA TAMBÉM:
Piauí fará busca ativa para identificar mais de 400 mil beneficiários do novo Vale Gás
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
