
Uma professora de matemática da Escola Municipal Professor Valter Alencar, em Teresina (PI), foi denunciada ao Ministério Público do Piauí (MP-PI) por intolerância religiosa. A denúncia envolve uma aluna de 11 anos, praticante da Umbanda. O caso teria ocorrido no bairro Vale Quem Tem, na zona Leste da capital.
A Umbanda é uma religião brasileira de matriz africana e caráter sincrético, mesclando o culto aos Orixás e guias espirituais (como Pretos-Velhos e Caboclos) com elementos do catolicismo e espiritismo, tendo a caridade como pilar.
Segundo o MP-PI, a estudante contou que sofreu preconceito religioso dentro da sala de aula. Em uma das situações, a professora teria dito que a menina estava fazendo “macumba” após uma brincadeira entre colegas. Em outro momento, a docente teria lido em voz alta um bilhete trocado entre alunos que incentivava agressões contra a criança.
A mãe da aluna afirma que esse tipo de atitude por parte da professora é frequente. Ela diz que a direção da escola foi informada, mas não tomou nenhuma medida. Desde então, a menina passou a fazer acompanhamento psicológico.
O caso está sendo investigado pela 49ª Promotoria de Justiça de Teresina. O órgão deu um prazo de 15 dias para que a escola e a Secretaria Municipal de Educação (Semec) se manifestem.
Outro lado
A Secretaria Municipal de Educação (Semec) confirmou que não foi notificada oficialmente. Já a direção da escola disse que não vai comentar o caso.
A professora afirmou que não tinha conhecimento da denúncia e negou as acusações feitas pela aluna. Ela disse que vai buscar mais informações antes de se pronunciar.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
