A proliferação precoce dos aguapés no rio Poty em 2025 está causando graves prejuízos a pescadores e ribeirinhos da capital. O “tapete verde” de plantas aquáticas, que geralmente aparece mais tarde, foi denunciado por pescadores já em maio e atualmente já se estende por cerca de 2 km.
☘️Os aguapés são plantas aquáticas flutuantes (nome científico Eichhornia crassipes). São conhecidas por formar grandes “tapetes” na superfície da água, principalmente em rios e lagos poluídos.
Imagens aéreas exclusivas do Portal ClubeNews mostram a gravidade da situação: no trecho entre a Ponte da Primavera e a curva do Zoobotânico, a água mal pode ser vista, coberta quase que totalmente pelas plantas.
Guilherme Rodrigues, engenheiro civil especialista em recursos hídricos, explica que a densa camada de aguapés impede a troca gasosa entre a água e a atmosfera. Isso reduz a dissolução de oxigênio, prejudicando drasticamente a respiração de peixes e microrganismos que dependem do rio.
O aguapé se alimenta principalmente de matéria orgânica, que chega ao rio por meio de esgotos sem tratamento. A diretora-presidente da empresa Águas de Teresina, responsável pelo saneamento básico, Carolina Serafim, admitiu que a causa é complexa e dividida com a própria população.
Segundo a empresa, embora haja o avanço na rede coletora de esgoto, muitos moradores ainda não fizeram a conexão de seus imóveis ao sistema, permitindo que os dejetos cheguem ao Poty e sirvam de alimento para as plantas, intensificando sua proliferação.
A recomendação é que, à medida que a rede de saneamento da Águas de Teresina avança pela cidade, a população se integre imediatamente ao sistema para evitar que o esgoto não tratado continue a poluir o rio, degradando o ecossistema e prejudicando a subsistência dos trabalhadores da pesca.
Veja também:
Aguapés voltam a tomar superfície do Rio Poti; entenda as causas
Tapete verde: invasão de aguapés no Rio Poti afeta pescadores em Teresina
Pescadores recebem treinamento para retirada de aguapés do Rio Poty em Teresina
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
