15 de novembro de 2025

Mandante da morte de marido de vereadora é condenado a 29 anos de prisão no Piauí

O crime de pistolagem, ocorrido na frente das filhas da vítima, foi motivado por vingança: a vítima atropelou, sem intenção, o corpo do pai do mandante.
Atualizado há 1 hora

Compartilhe:

Mandante Paulo Ferreira Pereira e a vítima João Rodrigues Neto Dias (Foto: Reprodução)

Paulo Ferreira Pereira foi condenado a 29 anos de prisão pelo planejamento da morte de João Rodrigues Neto Dias. O crime aconteceu no dia 13 de setembro de 2022 em São Raimundo Nonato, na frente de duas filhas da vítima, que eram crianças de 8 e 11 anos de idade, respectivamente. 

O acusado foi julgado em São Raimundo Nonato e apontado como o mentor intelectual do crime, por ter planejado, contratado e realizado o pagamento ao executor.

A viúva, Valdenia Costa, hoje vereadora, manifestou-se dizendo que, após três anos de espera, o resultado do processo trouxe uma resposta por justiça, embora não traga João de volta.

O crime 

O assassinato ocorreu a tiros em 13 de setembro de 2022, no centro da cidade. A vítima foi morta de forma bárbara na frente de suas duas filhas, que eram crianças. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que o criminoso, em uma emboscada, esperou João Rodrigues passar de moto, pediu para as crianças descerem do veículo e, em seguida, atirou contra a cabeça da vítima, que caiu da moto. 

O delegado Marcelo Barreto destacou que o crime foi cometido com recurso que dificultou a defesa do ofendido, pois a vítima estava despreparada, pegando as filhas no colégio.

A esposa de João Rodrigues, Valdenia Costa, revelou que havia recebido alertas semanas antes do ocorrido de que o marido estava “marcado para morrer” e que iriam pagar alguém para “fazer o serviço”. Valdenia queria deixar a cidade por medo, mas a vítima não acreditou no aviso, achando que era uma tentativa de desequilibrá-la.

Motivação

A investigação da Polícia Civil do Piauí concluiu que o crime foi motivado por vingança. Em julho de 2022, João Rodrigues se envolveu em um acidente de trânsito que resultou na morte de um idoso chamado Pedro Ferreira. O acidente ocorreu na BR-020. João Rodrigues teria atropelado o corpo de Pedro Ferreira após este já ter sofrido um acidente de moto ao colidir com um animal na pista.

A Polícia Civil concluiu o inquérito sobre o acidente, amparado por provas técnicas e perícia criminal, e determinou que João Rodrigues não teve culpa na morte de Pedro Ferreira, nem teria como evitar a colisão. No entanto, familiares de Pedro Ferreira, que viram o pai morrer, passaram a ser os principais suspeitos de serem os mandantes do crime de pistolagem contra João Rodrigues.

Investigação

O crime foi encomendado mediante promessa de pagamento de R$5 mil.O executor recebeu R$1 mil adiantado. O inquérito policial foi concluído em menos de 30 dias do crime, indiciando seis pessoas, e o Ministério Público denunciou oito pessoas.

Os principais envolvidos e suas funções identificadas são: Juniel Assis Paes Landim, Paulo Ferreira Pereira, Juliermes Braga Paz Landim, Patrícia Ferreira Pereira, Mauro Viana de Almeida, Roniglesias dos Santos Silva e Luiz Ferreira dos Santos Neto.

Desenvolvimento judicial

Em dezembro de 2022, o juiz Carlos Alberto Bezerra Chagas determinou a pronúncia dos sete acusados listados (Juniel, Paulo, Juliermes, Patrícia, Mauro, Roniglesias e Luiz) para serem julgados por homicídio qualificado. A Justiça decidiu separar os julgamentos dos réus.

O primeiro a ser julgado foi o executor, Juniel Assis Paes Landim, em maio de 2023. Ele foi condenado a 29 anos e dois meses de prisão.

O julgamento do mandante, Paulo Ferreira Pereira, foi adiado, em novembro de 2025, devido à insuficiência de jurados para formar o Conselho de Sentença.

Veja também:

Justiça expede mandados contra envolvidos na execução do representante de vendas João Rodrigues

Irmã do suspeito de mandar matar homem na frente das filhas é presa; seis pessoas presas

Mais duas pessoas são presas envolvidas na morte de marido de secretária em São Raimundo Nonato

Suspeito de mandar matar João Rodrigues é filho de idoso morto em acidente em São Raimundo Nonato

Suspeitos de assassinar marido de secretária passam por audiência de instrução

Juiz mantém prisão de acusados de matar esposo de secretária em São Raimundo Nonato

Júri de mandante da morte do marido de secretária na frente das filhas é adiado em São Raimundo Nonato


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: