Um carro ficou preso em uma rua alagada após a intensa chuva que atingiu Teresina entre a noite da quarta-feira (19) e a madrugada de quinta-feira (20). O volume de precipitação chegou a 86 mm, conforme dados da estação pluviométrica da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf).
O incidente com o veículo ocorreu em uma área do bairro Promorar. Segundo a climatologista Sara Cardoso, a região possui um relevo acentuado e sua principal avenida serve como escoamento natural de água diretamente para o Rio Parnaíba. A especialista explica que a área era historicamente um riacho.
“Historicamente, nós tínhamos ali um riacho, então aquela água ali, se não tivesse as casas, a água já tinha uma tendência para correr para aquela área. Agora que o riacho está canalizado, se tornou uma enxurrada quando chove em grande quantidade”, detalha Cardoso.
A chuva de 86 mm em Teresina surpreendeu as previsões. A climatologista Sara Cardoso oferece uma explicação científica para o fenômeno:
“Temos uma explicação científica para isso. Essas nuvens entrando no Nordeste é uma frente fria. Tínhamos uma massa de ar quente dentro do território piauiense. Essa mistura de frente fria com a frente quente forma os sistemas frontais, ocasionando a chuva”, explica Sara Cardoso.
A chuva se concentrou na zona Sul de Teresina, seguindo uma tendência climatológica. A previsão de chuva na capital permanece até a sexta-feira (21).
Outros municípios do Piauí também registraram volumes significativos de chuva:
- Palmeirais: 48 mm
- São João da Fronteira: 47 mm
- Esperantina: 37 mm
- Cristino Castro: 31 mm
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
