
O terceiro dia de audiência de instrução e julgamento do processo que envolve a vereadora afastada Tatiana Medeiros e seu companheiro, Alandilson Passos, além de outros seis réus, foi marcado por mudanças na lista de depoimentos. A previsão era de que 29 testemunhas fossem ouvidas nesta quarta-feira (26), mas sete foram dispensadas a pedido do Ministério Público do Piauí (MP-PI), que considerou que os relatos não influenciariam o andamento do processo.
Das testemunhas que foram liberadas do depoimento, quatro eram da vereadora Tatiana Medeiros, duas do padrasto da parlamentar e uma de Alandilson Passos.
Esta fase da instrução processual ocorre no auditório do Fórum Eleitoral, na zona Sul de Teresina, e segue até sexta-feira, 28 de novembro. Ao todo, estavam previstas as oitivas de 113 pessoas, entre testemunhas e denunciados.
Por questões de segurança, o acesso ao público no local é restrito. A vereadora, que responde aos crimes em prisão domiciliar, manteve o silêncio e não falou com a imprensa ao chegar ao tribunal acompanhada de seu advogado, postura adotada desde o início do julgamento.
Acusações e situação dos réus
Tatiana Medeiros, Alandilson Passos e os demais réus foram denunciados por crimes como organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção eleitoral.
Enquanto a parlamentar segue afastada e em domiciliar, Alandilson Passos continua em prisão preventiva na Cadeia Pública de Altos. Ele compareceu presencialmente apenas na abertura da audiência, na segunda-feira (24), e deve retornar ao Fórum na sexta-feira (28) para prestar seu depoimento junto aos demais acusados.
Vale lembrar que a audiência chegou a ser suspensa e remarcada para esta semana após a anulação do relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), documento que era considerado a principal prova da acusação.
Veja os réus
A investigação apura crimes como organização criminosa, corrupção eleitoral e lavagem de dinheiro. Confira a lista dos réus e as acusações:
- Tatiana Teixeira Medeiros (Vereadora): Organização criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral, peculato e lavagem de dinheiro.
- Alandilson Cardoso Passos (Namorado): Organização criminosa, corrupção eleitoral, violação do sigilo do voto, agiotagem e lavagem de dinheiro.
- Stênio Ferreira Santos (Padrasto): Organização criminosa, corrupção eleitoral, violação do sigilo do voto, peculato, apropriação indébita eleitoral, agiotagem e lavagem de dinheiro.
- Maria Odélia de Aguiar Medeiros (Mãe): Organização criminosa, corrupção eleitoral, apropriação indébita eleitoral e lavagem de dinheiro.
- Emanuelly Pinho de Melo (Assessora): Organização criminosa, corrupção eleitoral e lavagem de dinheiro.
- Bianca dos Santos Teixeira Medeiros (Irmã): Organização criminosa e corrupção eleitoral.
- Lucas de Carvalho Dias Sena (Cunhado): Organização criminosa e corrupção eleitoral.
- Bruna Raquel Lima Sousa e Sávio de Carvalho França (Funcionários da ONG Vamos Juntos): Organização criminosa e corrupção eleitoral.
Veja também:
Caso Tatiana Medeiros: advogado nega relação de Alandilson Passos com o Bonde dos 40
Defesa de Alandilson comunica que ele não vai mais acompanhar depoimentos de testemunhas
Testemunhas de defesa são ouvidas no 2º dia de audiência da vereadora Tatiana Medeiros
Defesa de Tatiana Medeiros vai insistir que principal prova do processo é ilícita
Delegados das polícias Federal e Civil são ouvidos pela Justiça no caso Tatiana Medeiros
Vídeo: vereadora Tatiana Medeiros deixa Fórum Eleitoral após primeiro dia de audiência
Justiça proíbe entrada de celulares na audiência da vereadora Tatiana Medeiros
“A verdade prevalecerá”, diz advogado de Tatiana Medeiros em audiência de instrução e julgamento
Audiência do caso Tatiana Medeiros começa com 20 depoimentos por dia
Justiça Eleitoral estabelece regras para acesso à audiência de Tatiana Medeiros
Justiça Eleitoral estabelece regras para acesso à audiência de Tatiana Medeiros
Justiça Eleitoral decide manter prisão domiciliar de Tatiana e preventiva de Alandilson Passos
Alandilson Cardoso, namorado de vereadora de Teresina, é transferido para presídio no Piauí
Tatiana Medeiros: audiência de instrução e julgamento chega ao terceiro dia no Fórum Eleitoral
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
