A Superintendência de Desenvolvimento Urbano da região Norte (SDU-Norte) iniciou a instalação de uma barreira de contenção feita com pneus na Avenida Marechal Castelo Branco, no bairro Primavera, zona Norte de Teresina. A intervenção busca conter o avanço de erosões no local e garantir a segurança de motoristas e pedestres.
🌎Erosão é o processo natural de desgaste, remoção e transporte de solos e rochas da superfície terrestre provocados pela água, vento e gelo, mas a ação humana pode acelerar esse processo.
A estrutura foi montada próxima ao cruzamento com a Avenida Duque de Caxias, ocupando parte da pista. Segundo a SDU-Norte, a previsão é que o trabalho seja concluído ainda nesta semana, permitindo a liberação total do tráfego na via.

Além da segurança, a medida aposta na sustentabilidade. A reutilização dos pneus dá um novo destino a um material que, embora tenha vida útil estimada entre 10 e 15 anos, pode levar cerca de 600 anos para se decompor na natureza.
Risco iminente
O coordenador de Obras e Serviços da SDU-Norte, Geraldo Lopes, explicou que o desgaste do solo já estava comprometendo a vegetação e a calçada, oferecendo riscos à população.
“A gente se deparou com essa erosão já bem avançada na Avenida Marechal Castelo Branco, comprometendo árvores e o passeio. Então, decidimos usar uma solução ecológica, com pneus; uma solução boa para o meio ambiente, barata e rápida. Estamos fazendo um bem tanto para a área de proteção permanente do rio Poti, quanto para a Marechal”, destacou o gestor.

A mesma alternativa já foi aplicada na zona Sudeste da capital, onde foram usados cerca de 5 mil pneus. De acordo com Lopes, a prioridade da pasta é adotar medidas sustentáveis e de baixo impacto ambiental.
“A gente, da SDU-Norte procura, sempre que possível, utilizar dessas soluções sustentáveis. Aqui, em Teresina, a gente tem outra solução sendo usada na região Sudeste, inclusive, com muito mais pneus do que esta, pneus esses que, certamente, seriam descartados de forma irregular. Lá são cerca de cinco mil pneus”, ressaltou.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
