
O relatório produzido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) sobre o transporte publico em 21 cidades brasileiras apontou que Teresina, capital do Piauí, tem o pior sistema de transporte de passageiros urbano do país.
A situação foi apresentada ao prefeito Silvio Mendes (UB) com um plano de revitalização do setor que prevê investimentos da ordem de R$ 1,3 bilhão na aquisição de ônibus, reconstrução dos corredores e terminais, e compra de ônibus comuns e elétricos.
O estudo apontou a necessidade de uma reformulação completa no transporte público da capital, que atualmente está reduzida a um terço da sua capacidade, em número de ônibus circulando e quantidade de passageiros transportados.
“Teresina tinha 450 ônibus operando por mês e cada ônibus circulava em torno de 7 mil km por mês. Hoje você tem 220 carros e circulando 4,3 mil km. Numa situação dessa, a população não está sendo servida”, revelou o engenheiro Antonio Santana, responsável pelo estudo técnico.
O estudo revela, ainda, que diante da degradação do sistema, o teresinense está buscando outras formas de transporte, principalmente com o uso de motocicletas. Isso tem elevado o número de acidentes graves de trânsito.
“A consequência de você ter um sistema degradado é que Teresina hoje mata por acidente em média cinco vezes mais que Fortaleza (que tem quase o triplo de habitantes de Teresina)”, enfatizou Santana.
Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui!
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
