29 de julho de 2025

Bombeiros iniciam perícia em hospital; FMS reagenda consultas

Thálef Santos

Publicado em 20/03/2023 13:50

Compartilhe:

Thalef Santos, Isadora Cavalcante e Carlienne Carpaso
carliene@tvclube.com.br

O Hospital do Dirceu, na zona Sudeste de Teresina, continua fechado por tempo indeterminado, após um incêndio destruir o quarto de repouso dos funcionários, na manhã de domingo (19).

As consultas agendadas para essa unidade serão remarcadas para outras unidades hospitalares.  Os pacientes internados também foram transferidos. A suspeita inicial é de curto-circuito em um aparelho de ar-condicionado.

Clara Leal, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), informou que, após a perícia do Corpo de Bombeiros, as equipes de manutenção poderão começar as obras de reforma na unidade.

“(Assim) vamos saber quanto tempo levará para reestabelecer o pronto atendimento no hospital. Enquanto isso, a gente reforça equipes da UPA Renascença […], do Hospital Monte Castelo e do Hospital do Satélite”, detalhou.

PERÍCIA 

Clara Leal ressaltou que o Corpo de Bombeiros esteve nesta segunda-feira (20) no hospital para dar início à perícia.  Sobre as perdas, a presidente afirmou que busca reduzir ao máximo os custos.

“Felizmente não tinha ninguém […]. Naquele momento tínhamos 46 pacientes; considerando que cada paciente tem um acompanhante, e a média de 47 colaboradores, dá em torno de 140 pessoas no local, mas, graças a Deus, saíram todos ilesos”, comentou com alívio.

REMARCAÇÃO

Os pacientes que marcaram consulta pós-ambulatório terão atendimento remarcado. “Vamos pegar todos os agendamentos e reagendar agora pela manhã para podermos informar à população sobre como vai ficar a garantia de seus atendimentos”, diz Clara Leal.

A estudante Telma Francisca de Sousa foi até o local, na manhã desta segunda-feira (20), e procurou informações sobre a consulta marcada.

“O rapaz me informou que vai voltar daqui a três/quatro dias para remarcar para outro local porque o hospital vai ficar fechado por tempo indeterminado. […] Enquanto isso vou procurar o postinho”, disse.

REFORMA

Tiago Mendes, o diretor do hospital, esteve em reunião com a comissão de saúde da Câmara dos Vereadores para definir um plano de reforma.

Ele reforça que ainda não há previsão de quando as obras iniciam, mas ressalta que a reforma contemplará a unidade inteira, além do espaço atingido pelo fogo.

Área atingida pelas chamas no hospital do Dirceu, em Teresina – Foto: Isadora Cavalcante/ClubeNews

O INCÊNDIO

O incêndio começou na sala de repouso dos médicos e enfermeiros. Fotos mostram a destruição do local. O tenente Gaspar, comandante do Socorro do Corpo de Bombeiros relatou à Rede Clube que a equipe chegou rapidamente, com a ambulância e um carro de salvamento.

Os funcionários já tinham feito o primeiro combate com extintores, mas ainda havia muito fogo. Os pacientes foram retirados do Hospital em macas e colocados na área externa, com os acompanhantes, enquanto aguardavam serem transferidos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os danos materiais causados foram de quatro beliches com colchões (8 unidades), um Frigobar, um armário grande de metal, ar-condicionado, além de bens materiais pessoais. A estrutura do forro também foi totalmente destruída.

Sobre a causa do incêndio, o tenente disse que apenas a perícia vai afirmar como começou e confirmou que não houve feridos.

Foto: Isadora Cavalcante/ClubeNews
Foto: Isadora Cavalcante/ClubeNews
Foto: Isadora Cavalcante/ClubeNews

MATÉRIA RELACIONADA

“Susto muito grande” diz acompanhante sobre incêndio no Hospital do Dirceu

Incêndio atinge Hospital do Dirceu II; Bombeiros foi acionado e não há feridos

 

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: