7 de julho de 2025

Cachoeiras: veja orientações para evitar acidentes e afogamentos

Redação

Publicado em 23/03/2023 14:12

Compartilhe:

Cachoeira do Urubu em Pedro II – Foto: Thiago Amaral

A Secretaria do Turismo (Setur) e o Corpo de Bombeiros do Piauí elencam os cuidados que os turistas precisam adotar durante os passeios às cachoeiras do estado para evitar afogamentos e acidentes. Na semana passada, uma jovem morreu durante um banho na cidade de Castelo do Piauí.

A coronel Najra Nunes, do Corpo de Bombeiros, conta que as pessoas precisam verificar – inicialmente – as condições climáticas no dia da visita para saber se existe previsão de chuvas para a região.

“Algumas vezes, o dia do seu passeio está até bonito e ensolarado, mas se choveu muito nos dias anteriores, pode ter ocorrido acúmulo de água no leito do rio e o volume excedente se deslocar e a força da água arrastar galhos, detritos, pedras, descendo de uma vez na cachoeira, podendo causar acidentes. Por isso, a recomendação de sempre ficar atento às condições climáticas”, diz a coronel, ressaltando que se estiver chovendo o passeio deve ser adiado.

Coronel Najra Nunes, do Corpo de Bombeiros – Foto: Setur

Outra recomendação é fazer o passeio acompanhado de guia turístico que conhece o local. A recomendação é reforçada por Vinícius Europeu, guia de turismo cadastrado da região de Pedro II, município reconhecido por suas belíssimas cachoeiras.

“Nós conhecemos a região, temos a experiência do dia a dia com o local. Por isso, todos os turistas que recebo, reforço o pedido para terem cuidado, que sigam as orientações repassadas pelo Corpo de Bombeiros e pontuo cada uma delas. Também faço minha parte, fico atento durante todo o passeio e só o realizo se for propício para a diversão”, diz.

A coronel Najra Nunes destaca ainda como importante, avisar familiares ou conhecidos sobre o passeio, porque se houver demora no retorno, poderá ser necessário acionar o corpo de bombeiros. Tem ainda o uso de vestimentas adequadas, o não consumo de bebidas alcoólicas, o respeito ao meio ambiente, dentre outras orientações que estão no rol de cuidados para que tudo aconteça de forma prazerosa.

Orientações do Corpo de Bombeiros para um passeio seguro:

• Programe-se com antecedência, inclusive informe-se sobre as condições climáticas no dia do passeio e também nos dias anteriores
• Se estiver chovendo, adie o passeio
• Ir sempre acompanhado e com a orientação de um guia de turismo
• Informar-se sobre o local em termos de acessibilidade e se é apropriado para crianças, gestantes, idosos
• Use vestimentas adequadas e calçados que te deem segurança, firmeza
• Não vá descalço ou usando rasteiras, chinelos ou calçados escorregadios
• Prefira mochilas ou pochetes e mantenha as mãos livres
• Jamais consumir bebidas alcoólicas
• Avise sempre alguém sobre o passeio: dia, destino, horário
• Respeite o meio ambiente, ou seja, recolha o seu lixo
• Telefones de emergência em caso de demora no retorno da pessoa: 193, do corpo de bombeiros; 190, da polícia; e 192, do Samu

Plano de Sinalização Turística é prioridade da nova gestão, diz Setur

O diretor de turismo da pasta, Alex Albuquerque, afirma um plano de sinalização turística do Estado está sob estudo da área técnica e em breve vai abrir uma licitação.  Segudo Albuquerque, a sinalização acontecerá em rodovias e nas cidades com atrativos turísticos ou culturais.

Além da identificação do local, o plano vai orientar os turistas com informações e orientações sobre segurança e cuidados na visitação. O planejamento acontecerá por etapas.

“Por exemplo, neste primeiro ano, será sinalizado um polo; no segundo ano, mais dois, seguindo assim até completar todos os sete polos turísticos existentes no estado. A meta é concluir todo a sinalização nestes quatro anos”, pontua.

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: