
Emanuel Pereira*
emanuelpereira@tvclube.com.br
Uma iniciativa realizada há um mês por empresárias do setor infantil deu motivos para as crianças frequentarem a Praça Dezesseis de Agosto, no bairro São Cristóvão, zona Leste de Teresina. Neste sábado (15), acontece a segunda edição da Feirinha Kids, a partir das 16h, com o objetivo proporcionar entretenimento às pessoas e, sobretudo, estimular o trabalho artesanal de empreendedores locais.
O evento é organizado e realizado somente pelos feirantes, sem apoio financeiro do poder público. Além de brincadeiras e atrações artísticas, a feira também promove geração de renda, com a venda de diversos tipos de lanches e guloseimas, artesanato infantil, itens de papelaria criativa e confecções.
A empresária do segmento de recreação infantil, Greiciane Veras, é uma das idealizadoras do projeto. Como sempre frequentou feiras de empreendedorismo em praças da capital, ela percebeu a necessidade de criar uma atividade voltada às crianças. A organizadora destaca que a ideia surgiu após a apresentação de um bloco infantil no Carnaval 2023.
“Esse bloquinho fez muito sucesso e os pais pediram para criar um evento fixo. Então, eu conversei com outras duas feirantes e começamos a pesquisar praças onde poderíamos realizar a atividade. A escolha desse local foi estratégica, pois percebemos que existem muitas crianças morando nessa região”, disse.
Tirar a criançada da tela do celular ou computador também é um dos propósitos da Feirinha Kids. Com o avanço da tecnologia e o crescimento da violência, é cada vez mais raro encontrar crianças brincando em ruas e praças.
Por isso, Greiciane ressalta que a organização do projeto solicita policiamento para reforçar a segurança dos participantes. Dessa forma, os pequenos podem brincar com mais tranquilidade, enquanto os adultos resgatam memórias afetivas da infâcia.
“O intuito também é trazer memórias afetivas aos pais e filhos, pois é essencial que as crianças tenham liberdade para brincar ao ar livre, sem nenhum medo. Tanto que sempre solicitamos apoio da Polícia Militar e da Strans para garantir segurança a todos”, pontuou.
*Estagiário sob supervisão do jornalista Jonas Carvalho