27 de julho de 2025

Filho de ex-deputado preso suspeito de estelionato tem liberdade concedida

Luana Fontenele

Publicado em 02/06/2023 18:46

Compartilhe:

 

Filho do ex-deputado estadual Fernando Monteiro, Lauro Alberto Cavalcante Monteiro. (Foto: reprodução)

O filho do ex-deputado estadual Fernando Monteiro, Lauro Alberto Cavalcante Monteiro, teve a liberdade concedida por meio habeas corpus na tarde desta sexta-feira (02). A decisão foi do desembargador Sebastião Ribeiro Martins, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI).

Na decisão, o desembargador afirmou que Lauro Monteiro é réu primário, “não faz do crime o seu meio de vida” e que o crime não foi praticado com violência ou ameaça, e com isso, foi determinada a sua soltura com aplicação de medidas cautelares.

O investigado deverá comparecer periodicamente em juízo, no prazo e nas condições a serem fixadas pela Justiça, não poderá frequentar bares, casas noturnas, shows e afins. Não poderá manter contato com os demais suspeitos, além de impedido de comprar ou frequentar o restaurante lesado pelo esquema criminoso.

Além disso, o filho do ex-deputado não poderá deixar a comarca de Teresina e deverá se recolher a partir das 20h. Em caso de descumprimento das medidas impostas, sua liberdade condicional será revogada e ele deve voltar à prisão.

Entenda o caso

O filho do ex-deputado Fernando Monteiro (que faleceu em 2019) foi preso, nesta quarta-feira (31), suspeito de aplicar golpes em restaurantes de Teresina. Ele mais quatro pessoas foram presas na Operação Compras On-line, deflagrada nesta quarta-feira (31), pela Superintendência de Operações Integradas da Secretaria Estadual de Segurança.

As pessoas presas foram identificadas pelas iniciais: J. A. de M. dos S., J. L. G. C; L. A. C. M., M. R. N. F. L., e J. A. dos S. C.

Elas vão responder pelos crimes de estelionato e associação criminosa. As prisões decorreram de mandados de prisão. As equipes policiais também cumpriram oito mandados de busca e apreensão nos endereços dos investigados.

O grupo é suspeito de gerar prejuízo de R$ 8 mil em um único estabelecimento de comida oriental, onde realizaram mais de cem compras.

Além disso, um dos suspeitos envolvidos mantinha em casa uma plantação de maconha elaborada com estufa e iluminação. Por isso, também será autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.

LEIA MAIS: Filho de ex-deputado estadual é preso em Teresina suspeito de aplicar golpes em restaurantes

Leia também: