
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que cerca de 9,8% dos domicílios do Piauí não possuem banheiro dentro de casa. O índice é o terceiro maior indicador dentre os estados do Brasil.
O levantamento é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do IBGE, feita em 2022 e divulgada neste ano de 2023. Segundo o estudo, a média brasileira de domicílios que não dispõem de banheiro exclusivo para os moradores é de 1,8%, representando pouco menos de 2 a cada 100 domicílios.
O Distrito Federal e o Goiás foram os únicos estados que têm todos os domicílios com banheiro. Por sua vez, as unidades da federação com os piores indicadores foram: Acre, com 12,6%, e Maranhão, com 11,8%.
Fossas sépticas
Outro fator alarmante é com o número de domicílios, que possuem fossas sépticas conectadas à rede de esgoto. O Piauí tem 62,8% das casas desligadas da geral de esgotamento sanitário.
Quanto ao indicador de domicílios com esgotamento sanitário ligado à rede geral ou pluvial, o Piauí detém o menor indicador do Brasil, onde cerca de 10,5% dos domicílios estariam nessa situação.
A média geral observada no país para esse indicador era de 16,5% dos domicílios e a unidade da federação com o menor indicador era São Paulo, com 3,1%.