
Isaac Haron*
portalclubenews@tvclube.com.br
Dois botos-cinza foram encontrados mortos, na praia Pedra do Sal, na cidade de Parnaíba (PI), na terça-feira (18). O Instituto Tartarugas do Delta (ITD) informou que os encalhes foram achados durante monitoramento na região.
Até o momento, a causa da morte dos animais marinhos não foi identificada devido ao alto nível de decomposição. O ITD explicou que “nem sempre é possível identificar a causa da morte, devido ao estado avançado de decomposição da carcaça. Quando possível, a equipe realizada a necropsia”.
Os botos-cinza são animais considerados dóceis, podendo atingir até dois metros e viver por 30 anos. Atualmente, a espécie está ameaçada de extinção e comumente usa a região do Delta do Parnaíba para se alimentar.
“Com ajuda de colaboradores, recebemos registro fotográficos de três encalhes de tartarugas-marinhas nas praias de Atalaia e Peito de Moça, em Luís Correia (PI)”, acrescentou o ITD.
Muitas vezes, a causa da morte de animais marinhos está relacionada à poluição ambiental, ingestão de resíduos, colisão com embarcações, pesca e patologias.
No mesmo dia em que foram achados os animais mortos, a equipe também localizou na mesma praia um saco de óleo abandonado.
RESGATES
O instituto orienta que em caso de encalhe vivo, as pessoas devem: fazer fotos ou vídeos para registro e entrar em contato com a equipe Tartarugas do Delta para resgate e levar o animal para atendimento clínico na base da ONG.
Outras orientações são: “não tente devolver o animal para a água e isole a área para evitar a aglomeração de pessoas próximo ao animal”.
“Se possível, providenciar uma sobra para melhor conforto (guarda-sol); molhar o corpo do animal, evitando jogar água na cabeça”.
Sobre os encalhes de animais mortos, o Instituto Tartarugas do Delta solicita que “envie informações fotos, localização, nome da praia para o contato (86) 9 9968 0197”.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso