7 de julho de 2025

Lojas do Centro fecham após apagão; comerciantes ficam sem Pix e à luz de velas

Mayrla Torres

Repórter
Publicado em 15/08/2023 14:08

Compartilhe:

Lojistas do Centro de Teresina pararam as atividades, na manhã desta terça-feira (15), em razão da interrupção no fornecimento de energia elétrica, que atingiu o Piauí e mais 24 estados da federação. Apenas o estado de Roraima, na região Norte do país, não foi atingido.

O Shopping da Cidade ficou às escuras. Alguns comerciantes estão trabalhando à luz de velas. Outros já fecharam seus pontos de venda e deixaram o local. Luan Victor, proprietário de uma loja de açaí, explicou que abre a loja às 10h, mas que não poderá vender os produtos até o restabelecimento da elétrica.

“Eu não posso fazer nada, trabalho com gelados. A mercadoria já voltou para não descongelar. Se não voltar, vou ter que ir para casa”, relatou.

Os vendedores de alimentos congelados e perecíveis, como sorvetes, lanches e quentinhas, estão preocupados com o prejuízo.

O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas), informou que as lojas do Centro de Teresina estão sem energia elétrica desde 8H20, horário que o apagão iniciou em todo país.

Apagão deixa comerciantes sem luz em Teresina (Foto: Lívia Ferreira/G1)

Sem internet, sem vendas

Outra preocupação dos comerciantes é a falta de internet. Por conta do apagão, dados móveis e redes Wi-Fi não estão funcionando, impedindo com que pagamentos por Pix ou máquinas de cartão sejam realizados, por exemplo.

Wanderson Fernandes, proprietário do quiosque “Café com Fé”, localizado na Praça João Luís, relatou que as vendas já estão sendo afetadas pela queda de energia.

“Quando nós chegamos aqui por volta das 6h15 já estava sem energia, e aí por volta das 7h15 voltou. Depois faltou de novo e estamos sem até agora. Nós dependemos de internet, de liquidificador para fazer suco, e principalmente de maquininhas de cartão e Pix. Hoje, só estamos funcionando com dinheiro, e aí vocês sabem que as pessoas não estão andando mais com dinheiro em espécie”, contou o dono do quiosque.

Entenda mais

O Piauí e mais 24 estados do Brasil registraram interrupção no fornecimento de energia elétrica, na manhã desta terça-feira (15). Em Teresina, houve registro de queda no fornecimento elétrico em todas as regiões da cidade. A empresa Equatorial Piauí, por meio de nota, informou que os motivos estão sob investigação.

No cruzamento das Avenidas Valter Alencar e Miguel Rosa, zona Sul da capital, o trânsito ficou lento, formando longas filas. A situação se repetiu nas principais avenidas da cidade, como no cruzamento entre as Avenidas Frei Serafim e Coelho de Rezende, no Centro de Teresina.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) encaminhou agentes de trânsito aos pontos da cidade com o maior fluxo de veículos.

Shopping da Cidade fica sem energia (Foto: Lívia Ferreira/g1)
Lojas ficam sem energia (Foto: Lívia Ferreira/g1)
Lojas ficam sem energia (Foto: Lívia Ferreira/g1)

Leia mais:

Apagão nacional interrompe fornecimento de energia no Piauí e 24 estados

Águas de Teresina interrompe abastecimento após apagão na energia

Leia também:

Acompanhe a ClubeNews FM
Newsletter

Receba as principais notícias do Piauí e do Brasil direto no seu e-mail. Fique informado com agilidade e confiança, onde estiver.

Fique por dentro das próximas noticias