
Após três horas, desde o apagão nacional que interrompeu o funcionamento de energia elétrica em várias cidades do Brasil, os transtornos continuam. Em Teresina, internautas registraram aglomeração de carros nas principais avenidas da capital devido o desligamento dos semáforos.
O Corpo de Bombeiros também registrou casos de pessoas presas em elevadores de prédios em Teresina. Ao menos cinco ocorrências foram registradas pelo batalhão. Equipes foram deslocadas para socorrer as pessoas.
A estimativa é que o número seja muito maior, já que parte da população ficou sem acesso ao sinal de telefone, prejudicando a comunicação.
Em nota, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) informou que há agentes em campo para reduzir os transtornos causados. A Strans encaminhou agentes de trânsito aos pontos da cidade com o maior fluxo de veículos.
A superintendência orientou que os condutores evitem se deslocar em Teresina até o restabelecimento da energia elétrica.
Os agentes de trânsito da STRANS estão nos cruzamentos das avenidas:
Avenida Miguel Rosa x Avenida Frei Serafim
Avenida Miguel Rosa x Avenida Joaquim Ribeiro
Avenida Maranhão x Avenida José Santos e Silva
Avenida Miguel Rosa x Avenida Valter Alencar
Avenida Kennedy x Avenida Dom Severino
Avenida Frei Serafim x Avenida Coelho de Resende
Avenida Frei Serafim x Avenida Pires de Castro
Funcionamento das universidades
A queda de energia elétrica também interrompeu o funcionamento de escolas, faculdades públicas e privadas em Teresina. No Instituto Federal do Piauí (IFPI), os estudantes foram liberados, por volta das 9h, por não haver energia para o funcionamento de condicionadores de ar e aparelhos de imagem, como projetores de imagem.
Na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), no Campus Poeta Torquato Neto, zona Norte de Teresina, parte dos servidores foram liberados. A Universidade manteve as atividades essenciais. O apagão não interferiu nas aulas, já que os alunos estão no período de férias e só retornam às atividades presenciais na quinta-feira (17).
O Aeroporto de Teresina também emitiu nota após o apagão nacional informando que o terminal operacional está funcionando parcialmente.
Confira abaixo:
O Aeroporto de Teresina (THE) informa que, por conta de falha externa, no momento, o terminal opera parcialmente sem energia. A climatização na área de embarque operacional, bem como a pista e auxílios da navegação aérea funcionam por meio de geradores. Até o momento, não foi registrado nenhum atraso de voos.
LEIA MAIS