8 de julho de 2025

Lula lança Brasil sem Fome em Teresina; Piauí é o primeiro estado a aderir programa

Malu Barreto

Publicado em 31/08/2023 22:22

Compartilhe:

(Foto: Paulo Barros)

Jonas Carvalho e Malu Barreto
malubarreto@tvclube.com.br

Piauí é o primeiro estado a aderir Programa Brasil sem Fome, lançado pelo presidente Lula (PT), no Theresina Hall, nesta quinta-feira (31).  O programa vai combater a insegurança alimentar e a pobreza extrema e vai reunir 80 ações e prevê a mobilização da União, estados e municípios.

O governo pretende tirar o Brasil do Mapa da Fome até 2030 [o país voltou ao mapa em 2022],  e reduzir a menos de 5% o percentual de domicílios em situação de insegurança alimentar grave.

O plano é dividido em três eixos: acesso à renda, ao trabalho e à cidadania, promoção da alimentação adequada e saudável, da produção ao consumo e mobilização para o combate à fome.

A iniciativa é comandada pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, que durante o lançamento do programa, afirmou que vai garantir às pessoas a condição de alimentação, com a transferência de renda, além de garantir a integração com outros programas e os estados de outras regiões.

Wellington Dias disse ainda que, quem deseja ajudar cada um que passa fome no Brasil, está sendo chamado. “Vamos garantir às pessoas a condição de alimentação, com a transferência de renda, garantir a integração com outros programas e os estados de outras regiões. São 80 ações e programas, com mais de 100 metas propostas pelos 24 ministros que compõem a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan)”, explicou.

Em sua fala, o ministro lembrou que Guaribas, município piauiense símbolo do Fome Zero, não está mais entre os municípios mais pobres do Brasil. “O Piauí cresceu na educação, renda, expectativa de vida e saímos de 0,4% no IDH para 0,748%. O senhor, presidente, experimentou e venceu a fome. É por isso que estou aqui hoje, perante o meu povo, e digo que juntos vamos de novo tirar o Brasil do mapa da fome. Ano a ano reduzir a pobreza, com casa, energia, comunicação”, destacou.

(Foto: Paulo Barros)

O presidente Lula destacou o potencial do Brasil, que possui conhecimento científico, tecnológico e é o terceiro produtor de grãos do mundo e de proteína animal, que não há justificativa para que 33 milhões de brasileiros estejam passando fome.

“A fome não é vista pelos outros. Não dói para fora e sim para dentro. Todo mundo sabe qual o sofrimento de uma mãe que não tem um pedaço de pão e café com leite para tomar. Só vamos acabar com a fome quando a gente tiver garantido que todo povo trabalhador tenha um emprego, um salário e com isso uma família. É esse o país que nós temos que construir”.

Lula citou o Bolsa Família, e disse que é uma medida de urgência para atender as pessoas mais necessitadas. “Cada mãe que estar aqui não quer estar recebendo favores. Querem trabalhar, ver seus filhos estudarem, ter um emprego e estudar a criar suas famílias”.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou que o estado é o primeiro a aderir o Programa e lamentou o fato do Brasil ter voltado ao mapa da fome (o país havia saído em 2014). E afirma que o Piauí mostrou ao Brasil e ao mundo como é possível tirar o povo da fome e da extrema pobreza.

“O Piauí foi o estado que mais gerou empregos formais, atrás apenas do Mato Grosso. O Piauí tem muito a contribuir nesse projeto para o Brasil. Eu queria aproveitar para lhe dizer que o Piauí tem uma visão de futuro muito clara. O estado que tem que socorrer quem mais precisa por meio da indução da econômica, com a qualificação do povo. Sem isso, não vamos gerar a verdadeira independência econômica que esse povo precisa”, finalizou Fonteles.

 

 

Leia também:

Acompanhe a ClubeNews FM
Newsletter

Receba as principais notícias do Piauí e do Brasil direto no seu e-mail. Fique informado com agilidade e confiança, onde estiver.

Fique por dentro das próximas noticias